quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Pinda adere à antecipação da campanha contra febre amarela a partir do dia 25


O Governo do Estado antecipou novamente o início da campanha de vacinação contra a febre amarela, com doses fracionadas. Agora, será a partir do dia 25 de janeiro, e Pindamonhangaba irá aderir a essa antecipação.
Na cidade, será realizada uma ação especial com ações em alguns pontos e regiões da cidade, Estarão na campanha os postos de vacinação no Araretama 3, Cidade Nova, Cisas, Bairro das Campinas, Centro, Ipê 2, uma unidade móvel, além de agentes que farão visitas a área rural.
O diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana, pede a colaboração da população. “É importante esclarecer que a vacinação no Vale do Paraíba é uma prevenção. Nossa região não está na área de surto da febre amarela. O Ministério da Saúde ainda não disponibilizou as doses fracionadas da campanha. Por este motivo, antes do dia 25 de janeiro, só deve tomar vacina quem vai para ás áreas de risco”, explica.
Segundo informações do estado de São Paulo, não há casos confirmados de morte por febre amarela no Vale do Paraíba até o momento. Há duas suspeitas de caso em São José dos Campos, mas as vítimas podem ter sido infectadas durante o Reveillon em Mairiporã, região do estado de São Paulo onde há um aumento no número de casos.

Corrida aos postos

As informações sobre casos em outras regiões causaram efeito no Vale do Paraíba e provocaram uma corrida aos postos de saúde em Pinda e nas cidades da região. As vacinas disponíveis em Pinda, Taubaté, Jacareí e São José dos Campos acabam diariamente e são repostas pelo Governo do Estado.
Rafael Lamana explica que estas vacinas que o Estado tem enviado em pequenos lotes para as cidades ainda não são as vacinas para a campanha oficial. “Muita gente que não necessita tomar estas doses está procurando os postos. Esta vacina  ainda não é a fracionada”, comenta o diretor.
A vacina atual é dada numa dose de 0,5ml. Esta dose, em determinados grupos de pacientes - como aqueles que estão com o sistema imunológico debilitado ou que têm alergias a elementos do ovo -, a imunização pode causar problemas graves.  
A dose da campanha nacional do dia 25 ao dia 17 de fevereiro será fracionada a 0,1 ml. Uma dose menor, com previsão de imunidade à doença por 8 anos.

Critérios para a distribuição de senhas

Em Pindamonhangaba, as senhas serão distribuídas seguindo os critérios de risco e não por ordem de chegada. Por isso, não existe a necessidade de chegar com muita antecedência. A sugestão é chegar por volta das 7 horas.
Os critérios são: residir em zona rural (levar comprovante de endereço), recomendação médica (levar laudo médico justificando a necessidade), viagem internacional (levar comprovante) e viagem nacional com antecedência de dez dias (apresentar comprovantes como passagem, reserva em hotel, entre outros).

Quem não pode tomar a vacina

Gestantes, idosos, pessoas em quimioterapia e em determinados tratamentos de saúde não podem receber nenhuma das doses da vacina por causa destes riscos. Para esses indivíduos, a orientação é evitar picadas de mosquitos por meio do uso roupas compridas e repelentes.
O Ministério da Saúde recomenda a vacinação apenas para os bebês acima de nove meses de idade. Para aqueles em áreas de alto risco da doença, a recomendação é a partir dos seis meses.

Como estão com o sistema imunológico suprimido pelas condições citadas acima, a vacina contra a febre amarela - assim como de outras em que há o vírus vivo atenuado, como caxumba, varicela, catapora - pode trazer efeitos colaterais graves.

Um comentário:

  1. É caso de preocupação sim, foi registrado a morte de um macaco em Taubaté com febre amarela, os macacos são o termômetro da população, a febre amarela já chegou na nossa região

    ResponderExcluir