quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Ponto de Vista - por Edu Kogempa

Coluna de responsabilidade do autor
Desabafo de um pai I

O munícipe Chico Paulo teve que recorrer à polícia para demonstrar a incompetência da atual gestão municipal e do Pronto-Socorro, que, por um erro médico,  poderia ter sido fatal para seu filho (veja o link goo.gl/ge173S). 
Trocou-se as moscas e o Pronto-Socorro continua sem ter seus procedimentos auditados por um técnico da Prefeitura. 
Muitos falam: Sempre foi assim! 
Sim, sempre foi assim, mas nunca foi trocado a administração do PS, assim como nunca foi tão "propagandeado" que tudo mudou por ali. 

Desabafo de um pai II

Nesta segunda-feira (23), o mesmo munícipe tentou valer seu direito de cidadão e pediu para utilizar a tribuna para relatar o episódio ocorrido com seu filho, o mesmo foi impedido pois foi dito que quebraria o protocolo, mas o pai se valeu de sua garganta para clamar por melhorias na saúde. Na mesma sessão, ao votar os vetos do prefeito, quem estava sentado na mesa diretora da Câmara? 
- O próprio prefeito, que, ao meu ver, constrangeu os votos dos vereadores na derrubada ou não dos seus vetos. Isso não é quebrar protocolo? 
Posso traduzir isso como seletividade, pois o pai que poderia ter seu filho morto ou com sequelas por erro médico não pode falar por causa do protocolo, mas o prefeito estar na hora da votação de seus vetos, na mesa diretora, podia. 
Lamentável! 

Pintura nas escolas 

Há cerca de dois anos (veja o link goo.gl/3UVVeitodas as unidades escolares foram pintadas interna e externamente, o que não havia sido realizado por parte das administrações por décadas. O que eu fico sabendo na semana passada? 
Que as escolas, que foram pintadas há pouco tempo, receberão pinturas novamente, numa clara demonstração de desperdício de dinheiro público, sendo que professores e alunos não tem cartolinas, papelarias, canetas para quadro branco, Lousas digitais sem manutenção, notebooks das Lousas com vírus.... Isso é um tapa na cara da sociedade. Retocar pinturas que descascaram ou que foram deterioradas pelas reformas é compreensível, agora pintar por que se tem este direito é outra coisa. 

Reformas e manutenções nas escolas

É importantíssimo reformar as escolas e precisa claramente, mas o que precisa também é cumprir a legislação e procedimentos do Tribunal de Contas. 
A Súmula 32 do Tribunal diz que serviços de engenharia, como as que estão sendo realizadas neste momento em algumas escolas, não podem ser utilizadas atas de registro de preços, salvo para serviços de pequenos reparos. Veremos, em um futuro próximo, uma briga jurídica. 

Telhados

Fico sabendo que as escolas Orlando Pires e André Franco Montoro passarão por reformas nos telhados, mas, as mesmas escolas foram reformadas em 2015 e, caso tenham ocorrido algumas anomalias, a garantia de obras em contrato são de 5 anos, o que não justifica gastar mais uma vez em tais escolas. Espero que sejam feitas reformas onde não foi mexido pelas empresas anteriores, pois se foram mexidos em lugares que foram reformados está passível de procedimentos judiciais e de contas. 

Rios da cidade 

Com a chegada da primavera, também chegam as chuvas, diversos rios da cidade estão com matos cobrindo seus leitos, consequentemente afetando as travessias (tubulações). Imagine com fortes chuvas o que ocorrerá? 
Fica um alerta para a Prefeitura correr contra o tempo e limpar os rios para que não tenhamos casos de enchentes e perdas de patrimônios dos moradores que estão próximos aos referidos rios. 

Outubro Rosa

Sorte que temos pessoas comprometidas com a causa das mulheres, como as amigas Isabel Macedo e Simone Braça, que vêm fazendo o possível para alertar as mulheres quanto ao auto-exame para a detecção de nódulos nos seios, por outro lado a Prefeitura não faz sua parte para que as mulheres que detectam tais nódulos façam suas mamografias. Uma vergonha! 
Do que adianta outubro rosa se a saúde está no vermelho? 

Exame preventivo

É sabido por muitas mulheres que vão aos postos de saúde que são repassados pela Secretaria de Saúde cerca de 6 coletas semanais de exames preventivos (Papanicolau). Em uma conta rápida são cerca de 160 exames por semana, 640 mensais e 7.680 anuais para todas as unidades.. Se temos cerca de 60 mil mulheres adultas, imaginem quantas mulheres poderão ser acometidas por um mal por falta de exames?

Site Chapa Branca

Foi criado nos últimos meses e propagado nos últimos dias um site chapa branca que fala bem da atual gestão, onde consultando quem são seus administradores não mostra quem são. 
Nos últimos dias colocaram que o laboratório e farmácia são exemplos de uma visão humanizada da atual gestão... Virou piada nas redes e vários munícipes colocaram quanto tempo e suas situações em cada local. Um absurdo! 

Pindamonhangaba versus outras cidades

O prefeito de Taubaté já bateu duas vezes no atual prefeito de Pindamonhangaba em programas de rádio, agora, vereadores da vizinha Tremembé entraram com denúncias no Ministério Público Federal e também no Estadual dizendo que os exames que eram realizados em nosso laboratório foram cortados abruptamente e os repasses realizados por aquele município para Pindamonhangaba continuaram desde julho. Detalhe: tem vereador do partido do prefeito de Pindamonhangaba daquela cidade que assinou junto, o que demonstrou que não é com motivação política, e sim por eles defenderem sua cidade. Veja a denúncia aqui https://goo.gl/m4vux6

Nenhum comentário:

Postar um comentário