quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Saúde de Pinda vira um furacão



Desde que chegou como secretária de saúde de Pindamonhangaba, Valéria Santos, sobrinha e indicação do deputado Padre Afonso, vem causando um furacão na saúde de Pindamonhangaba. Anseio abitolado de terceirização, rompimento de contrato da Santa Casa, falta de agilidade em licitações para compra de remédios de uso continuo e equipamentos e materiais gerais de uso na saúde, mal estar entre os servidores da secretaria e o mais importante é que todo agente público teria que ter o respeito as pessoas, fato que não ocorre com Valeria e sua equipe.
A terceirização do Laboratório feito sem planejamento causou um prejuízo aos cofres públicos de aproximadamente 100 mil exames que estão sendo refeitos pela empresa que está prestando serviço temporário, compra insuficiente de exames para atender a demanda diária causando filas enormes no laboratório e reclamação da população que consequentemente tem seus tratamentos paralisados ou atrasados para iniciar.
O SAMU que até o presente momento não sabe se Pinda tem ou não, pois não se mostra no atendimento de SAMU e sim de uma EMERCOR, se fantasiada de atendimento de urgência e emergência, mas com a função apenas de remoção ao PS local, sem medicamentos e profissionais especializados para esse serviço.
O convênio com o SAMU de Guaratinguetá até agora não foi colocado em prática, na última reunião do COMUS integrantes do conselho de saúde de Guará esteve presente, mas não disse nada de importante. A secretária também discursou e não convenceu, mas fez a manobra, tentando intimidar os conselheiros de Pinda, supostamente obrigando o comparecimento na reunião dos funcionários da EMERCOR, pois falaram para eles que o COMUS queria o rompimento do contrato desse serviço, causando assim a demissão deles, fato mentiroso e de quem não tem explicação para o serviço do SAMU.
O absurdo da reunião do COMUS foi que até o plantonista da viatura do SAMU paro a viatura e foi participar do encontro.
O convênio com a Secretaria de Segurança para utilização em parceria com o Corpo de Bombeiros em sua base até agora não foi apresentado e nos últimos dias Pinda que depois de ter recebido críticas do prefeito de Taubaté, vem sendo destaque nos telejornais da Vanguarda.
Segundo foi divulgado pela emissora, Pinda é uma das cidades que vem sobrecarregando o atendimento do sistema de saúde de Taubaté. De janeiro a agosto foi apresentado um número de 1463 pacientes de Pinda em Taubaté, 45% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Em resposta a Prefeitura citou que a Santa Casa de Pindamonhangaba atende pacientes de diversos municípios da região, mas é bom esclarecer que a Santa Casa, não tem vínculo nenhum com a Secretaria de Saúde e nem com a administração atual, e segundo a direção da entidade, ela é credenciada para atender os municípios na maternidade através do SUS e nas UTIs através do CROS que também é dirigido pelo SUS.

Já estão chamando esse furacão da saúde de “Valfonsobato”, que nada mais é que uma mistura de Valeria com padre Afonso Lobato. 

Um comentário:

  1. ESSA REUNIÃO DO COMUS TAMBÉM É UMA DESORGANIZAÇÃO SÓ , TODO MUNDO QUER FALAR AO MESMO TEMPO , DISCUSSÃO , BATE BOCA ENTRE CONSELHEIROS ,PRECISA SER MELHOR ORGANIZADO,DEVIA TER MICROFONE PARA SE ENTENDER MELHOR O QUE O ORADOR FALA , FICA A DICA PARA QUEM ORGANIZA ISSO , QUE PARECE QUE NÃO APRENDEU AINDA ,QUANTO A SAÚDE PINDA ESTA UMA VERGONHA !

    ResponderExcluir