quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Ponto de Vista - por Edu Kogempa


Esta coluna e de responsabilidade do autor

Muita gente critica as pessoas que criticam, no meu caso as críticas são nos erros e aponto acertos. Não podemos arredar o pé na fiscalização, pois, se o controle social (que são os conselhos municipais) e a Câmara Municipal, cujo alguns vereadores dizem amém aos desmandos do prefeito, não fazem esse papel, façamos nós. É dever de todos os cidadãos e todas as cidadãs zelar pelo seu município. 

17 milhões......e meio

É o valor das reformas contratadas pela atual gestão para realizar a manutenção de telhados, elétrica e hidráulica nas escolas. O prefeito diz que serão 57 unidades a serem reformadas, mas, desse total nove unidades foram construídas nos últimos cinco anos, outras 12 foram reformadas e ampliadas entre 2015 e 2016?

Reformas I

No objeto da licitação fala manutenção de telhados, elétrica e hidráulica, mas quando abrimos a ata de registro de preços encontramos portas, piso vinílico, fechadura, dentre outros... Por que não colocou no objeto a reforma geral predial? 

Reformas II

O prefeito foi fazer um vídeo na Escola Municipal Rachel
Loberto, no Vale das Acácias, e ao postar levou uma saraivada de reclamações de mães que disseram que as obras estavam sendo realizadas com as crianças dentro da escola. Uma mãe reclamou que sua filha disse ao chegar em casa que os trabalhadores estavam andando sobre as telhas acima da cabeça das crianças. Oras, que planejamento é esse? 
Outra mãe disse que tudo foi avisado em cima da hora. 

Reformas III

Uma circular do secretário de Educação, aquele do sorriso forçado, sem data, pois é práxi não colocar datas nos documentos enviados às escolas, tenta empurrar tais obras para as gestoras, pois elas preencheram uma pesquisa e nela constava que a maior reclamação era a estrutura física, mas, estrutura física nem sempre é falta de manutenção e sim de espaços como salas de aula, bibliotecas e outros. 

Reformas IV

Na mesma circular enviada, elencam algumas unidades que sofrerão manutenção e pasmem, até escolas que receberam manutenção de telhados e ampliação na gestão passada passarão por reformas, é o caso das escolas André Franco Montoro e Orlando Pires, vão reformar até a Escola Seu Juquinha, no Liberdade, que foi entregue a população em 2012.

Índice 

Todas as administrações municipais tem, por obrigação, que investir 25% do orçamento na Educação e investir significa aplicar da melhor maneira e planejado o montante para o desenvolvimento da Educação. De nada adianta chegar aos 25% no final do ano fiscal e grande parte desse índice ser atingido por uma desova em determinado "investimento", pois o Tribunal de Contas também verifica a efetividade da aplicação dos recursos. 

Piso intertravado

No final da gestão passada foi deixado um contrato para a instalação de piso intertravado nas escolas, principalmente onde as escolas possuem grande parte do seu pátio em terra. O contrato vence em outubro e não foi colocado nenhum m². A Escola Padre Zezinho, por exemplo, foi entregue com parte do pátio sem piso, na pura terra.  

ASG's

Está o maior reboliço entre as assistentes de serviços gerais na Educação, pois, pelo que fiquei sabendo, estão diferenciando as ASG's que receberão o adicional de insalubridade, criando até rodízio para receber tal benefício. Um absurdo! 
Será que o secretário de Administração, que bradava na antiga gestão a favor dos servidores, se esqueceu disso? Cadê a gestão humanizada e integrada tão propagada pelo prefeito? Será que essa turma se esqueceu que eles estão lá por causa dos servidores, que votaram em massa neles? 

Mês dos professores

Foi falado pelo secretário de Educação na Ótima FM que terão um baile para comemorar, dentre outros eventos, mas, a pergunta de vários educadores é: quem vai pagar tal baile? 

Filial da USP

Ledo engano, mas, as viagens nas sextas-feiras de gente graúda da Secretaria de Educação, querendo transformar a Rede Municipal de Ensino uma filial da USP não está dando certo. Conheço escola privada de ensino infantil de pequeno porte com mais governança do que a atual gestão da Secretaria. 


É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento,  a tua fala seja a sua prática. (Paulo Freire) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário