sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Câmeras do COI são utilizadas exclusivamente para segurança do cidadão


As câmeras de monitoramento do COI - Centro de Operações Integradas - do programa Cidade Inteligente, da Prefeitura de Pindamonhangaba, são utilizadas exclusivamente em prol da segurança do cidadão e patrimonial, além de mobilidade urbana. Diferentemente do que vem sendo divulgado em meios não oficiais, as câmeras do COI não estão sendo utilizadas para autuações e multas de trânsito.
"Nossa central de monitoramento era uma proposta que já colocamos em funcionamento, juntamente com a Atividade Delegada, para aumentar a segurança da cidade", explicou o prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues.  
Mesmo estando em fase de implantação desde julho, o COI vem contribuindo para aumentar a segurança no município e elucidação de ocorrências de crimes em diversas regiões da cidade. Dentre os casos mais recentes, estão a recuperação de um Fox prata roubado no bairro Parque São Domingos, a detenção de pichadores no centro, de estelionatários que aplicavam golpes em idosos em bancos, e a prisão por tráfico de drogas no Cidade Nova.
Atualmente, o COI atua com 16 câmeras instaladas em diversos pontos do município: quatro em Moreira César, duas no Araretama, uma no Cidade Nova, principais rotatórias e região central. A base operacional do COI, instalada na Praça Emílio Ribas, centro da cidade, está preparada para atuar com até 32 câmeras, que estão previstas para serem instaladas já no próximo ano.
De acordo com informações do secretário de Proteção e Bem-Estar ao Cidadão,, a próxima etapa do COI será utilizar o sistema Detecta que, por meio de um software de computador, torna possível o reconhecimento de placas de veículos roubados, furtados ou utilizados em crimes. Essa implantação será realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Futuramente, o COI poderá fazer a integração de seu sistema com imagens de câmeras de segurança particulares, aumentando ainda mais a sua área de cobertura.  
O retorno da Atividade Delegada com até 32 policiais na rua é mais um recurso para aumentar a segurança na cidade, por meio da presença de policiais militares além do efetivo normal.  

O prefeito Isael Domingues adianta que "na próxima semana, a Prefeitura de Pindamonhangaba irá entregar 19 novas viaturas, entre carros e motos, para utilização da Polícia Militar, Guarda Municipal e Bombeiros". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário