quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Praça Monsenhor Marcondes recebe evento do Agosto Laranja

Dia 30 de agosto é considerado o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla

Agosto é o mês dedicado a divulgação da Esclerose Múltipla, doença que atinge jovens adultos no mundo inteiro, somando cerca de 5% da população. Para levar mais informação a respeito dessa doença, como diagnosticar, tratar e viver bem com ela, foi criado o Agosto Laranja.
O dia 30 de agosto, considerado o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, contará com um evento de conscientização na Praça Monsenhor Marcondes. Das 9 às 16 horas, agentes de saúde estarão no local para tirar todas as dúvidas a respeito da doença, sintomas e formas de tratamento.
O grupo "Somos Todos Esquecidos", do Vale do Paraíba, está trabalhando para a divulgação dessa doença, suas causas e tratamentos. "O diagnóstico precoce é importantíssimo para evitar sequelas e aumentar a qualidade de vida dos pacientes", informou a pindamonhangabense Valéria Carvalho, que convive com a esclerose múltipla há 12 anos. "Essa é uma doença de difícil diagnóstico e muito pouco conhecida da população. Essa divulgação é muito importante para que as pessoas tenham a oportunidade de ter uma vida melhor, tomando as medicações indicadas e realizando o tratamento da maneira correta", destacou.
Outra maneira de participar do Agosto Laranja é o uso da hashtag #AgostoLaranja, proposta pelo AME - Amigos Múltiplos da Esclerose, além de usar roupas ou pintura de cor laranja. A divulgação do site agostolaranja.org.br, que tem todas as informações sobre a esclerose múltipla, também é uma maneira de participar da campanha.
A Esclerose Múltipla é uma doença autoimune do sistema nervoso central. Sua causa é desconhecida e não há cura, mas existem tratamentos eficazes. Entre os principais sintomas estão fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, embaçamento), problemas motores (perda de força ou função, perda de equilíbrio) e alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação). É a doença que mais acomete jovens e adultos no mundo inteiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário