quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Pindamonhangaba integra Mapa do Turismo brasileiro


Pindamonhangaba está realizando um trabalho sério na área do turismo. Além do fomento local, por meio de valorização do artesanato, realização de festivais gastronômicos que resgatam a cultura popular, como o Festival Junino, e projeto de envolvimento da comunidade por meio do "Conheça Pindamonhangaba", entre outras iniciativas, o Departamento de Turismo da Prefeitura está buscando meios para investimento na parte estrutural turística da cidade, via governo Estadual e Federal.
O primeiro passo foi integrar a cidade no Mapa do Turismo brasileiro, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, por meio da participação de Pindamonhangaba na Região Turística Mantiqueira Paulista.
Na última semana, dirigentes de turismo desta região se reuniram no Senac de Campos do Jordão para a elaboração da primeira etapa do plano regional de turismo, que visa a regionalização do turismo, como instrumento primordial no desenvolvimento das políticas públicas voltadas para essa área.
De acordo com a diretora de Turismo de Pindamonhangaba, Ana Lúcia Gomes Araújo, a participação de Pindamonhangaba no plano regional de turismo vai resultar, entre outros vários benefícios, na destinação de recursos orçamentários, anualmente, para o desenvolvimento do turismo em Pindamonhangaba.
Fazem parte, ainda, da Região Turística Mantiqueira Paulista, os municípios de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Monteiro Lobato e São José dos Campos, por meio do distrito São Francisco Xavier.
Plano Municipal
Em paralelo à regionalização, o Departamento de Turismo está trabalhando no Plano Municipal de Turismo que faz parte das etapas para Pindamonhangaba obter o título de Município de Interesse Turístico.
O título possibilitará acesso de Pindamonhangaba a verbas federais que também poderão ser utilizadas em investimentos mais expressivos como obras de infraestrutura para o turismo, tanto na área urbana quanto rural, tais como manutenção de estradas, revitalização de parques e da sinalização turística em toda a cidade, paisagismo, iluminação, construção e reformas de parques, teatro e museus, entre outras.
A conquista do Plano Municipal de Turismo é uma das metas da administração municipal, para o desenvolvimento de uma economia alternativa em Pindamonhangaba. 


Um comentário: