segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Atleta de 103 anos traz medalha para Pinda nos Jogos Regionais




Muito disposta e animada, a atleta Francisca Maria da Conceição, carinhosamente conhecida como Dona Francisca, está estreando nos Jogos Regionais do Idoso, ao lado de mais 100 atletas que compõem a delegação de Pindamonhangaba. 
Aos 103 anos, Dona Francisca, que é considerada a atleta mais idosa da história dos Jori, ganhou a prata na manhã desta sexta-feira (11), na competição de atletismo, 600 metros rasos. A vencedora da prova, da cidade de Taubaté, e a medalha de bronze, de Guarulhos, têm "apenas" 91 anos.
Dona Francisca iniciou no esporte por acaso. Estava na casa de uma amiga, que é aluna da Semelp (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer), quando conheceu a gestora de esportes Ana Rosa Marcondes e recebeu o convite para competir pela cidade. "Lá na Semelp, já havíamos ouvido falar da dona Francisca, mas não estávamos conseguindo o contato dela. Precisamos correr atrás e deu tudo certo", explicou a gestora. "No início, ficamos um pouco receosos das possíveis condições de saúde da dona Francisca, mas ela é forte e muito bem cuidada pela família. E essa vitória comprova que nossa aposta estava certa. É um talento nato!", elogiou.
Outra curiosidade é que para inscrever a atleta nos Jori, foi necessário fazer toda uma modificação no formulário da competição, que não tinha os campos necessários para o preenchimento da idade de dona Francisca. "Para inscrever a dona Francisca, precisamos entrar em contato com a organização dos Jogos no Governo do Estado, pois o campo 'idade' do formulário tinha apenas dois dígitos. Foi necessário fazer toda uma mudança no sistema de cadastro e assim, descobrimos que dona Francisca é a atleta mais idosa da história dos Jori", comentou o secretário da Semelp, Everton Chinaqui. "Dona Francisca é um orgulho para nós do esporte, é um exemplo pela sua longevidade e disposição", afirmou.
Nascida em 4 de agosto de 1914, Dona Francisca vive há mais de 20 anos em Pindamonhangaba. Ela é natural de Patos, na Paraíba, e contou que acorda muito cedo todos os dias, gosta de caminhar e fazer ginástica. Ela está achando sua participação nos Jogos "uma delícia" pelas amizades que tem feito e pretende voltar à competição no ano que vem. "A prova não foi difícil não e gostei bastante da minha medalha", afirmou. 
Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário