quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Abrigo noturno emergencial inicia atividades em Pinda


A Prefeitura de Pindamonhangaba deu início, na última semana, às atividades do Abrigo Noturno Emergencial. O local oferece acomodações adequadas para que as pessoas em situação de rua passem a noite, com alimentação, higiene, alojamento e, principalmente, acolhimento.
O primeiro passo é a realização da abordagem social, pela equipe do Departamento de Assistência Social - que coordena o Abrigo - quando é feito o convite para os moradores de rua conhecerem o local. Lá, essas pessoas são acolhidas, escutadas, orientadas e encaminhadas. Existe ainda o auxílio para que eles tenham acesso a documentação pessoal, como CPF, RG, carteira de trabalho e outras. Quando necessário, é feito o encaminhamento para tratamento de saúde e dependência química.
O responsável pelo Abrigo, assistente social Maurício Faria, informou também que é feita a inclusão desses moradores de rua no Cadastro Único e programas sociais (Bolsa Família), e feita a busca de alternativas de intermediação dos vínculos familiares, dentre vários outros serviços.
As pessoas que utilizam o Abrigo podem fazer sua higiene pessoal e recebem jantar e café da manhã, além de uma cama limpa com cobertor para dormirem. Atualmente, o Abrigo conta com 20 camas, e recebe cerca de 15 moradores de rua que se alimentam e pernoitam no local.
Os interessados em doar agasalhos, cobertas, alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e utensílios domésticos podem entregar no Departamento da Assistência Social, na Rua Euclides Figueiredo, 92 – Alto Cardoso (ao lado da Prefeitura). Os voluntários que tiverem interesse em ajudar no abrigo, poderão entrar em contato com o assistente social Maurício, pelo telefone 3643-1607, no período da tarde.

O Abrigo Noturno Emergencial fica na Rua Cônego José Luiz Pereira Ribeiro, 157 – São Benedito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário