segunda-feira, 21 de agosto de 2017

A relação entre os problemas bucais e a depressão

DENTISTA NILTON LIRA

Todos nós sabemos que o sorriso é melhor o cartão de visitas que existe, más o que acontece quando este sorriso não está tão apresentável quanto poderia estar?
A boca é a primeira fonte de contato interpessoal ativa e um meio para expressar estado de espírito, emoções, sentimentos, opiniões, eventual revelador do nosso estado interior.
Quando olhamos um sorriso visualizamos a expressão facial, lábios e dentes, e é claro que se um desses elementos está em desarmonia, este sorriso fica prejudicado e neste caso o que é mais comum é que os dentes sejam os vilões.
Dentes tortos, amarelados, cariados, ausentes, próteses mal confeccionadas ou mal adaptadas, e outros problemas relacionados aos dentes, podem causar vergonha ao indivíduo e baixa autoestima. Como consequência vem o isolamento do convívio social, afastamento dos relacionamentos amorosos, trabalho.
Por outro lado, quando o indivíduo com problemas relacionados aos dentes, comprometendo o sorriso tenta não se afastar do convívio social, vira alvo de BULLYING podendo ter consequências graves, como a depressão e suicídio, principalmente na adolescência que é uma faze de autoafirmação e conquistas, de encontrar o seu lugar no mundo, de fazer escolhas e se enxergar como um ser atuante e participativo na sociedade.
Portanto, se você conhece alguém com esse tipo de problema, não discrimine, não faça piadas, ajude. A depressão mata principalmente os jovens.
Do BULLYING à depressão é uma linha tênue.
Não ria de um sorriso, encaminhe a um Cirurgião dentista, você pode estar salvando uma vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário