quinta-feira, 29 de junho de 2017

Saúde não tem preço!


 
A intenção da Secretaria de Saúde em terceirizar o nosso Laboratório Municipal ganhou um novo capítulo esta semana com a publicação da portaria nº 4.874, no jornal oficial do município, nomeando vários profissionais para compor a Comissão Especial de Seleção para Credenciamento nº 001/2017, cujo objetivo é a seleção e possível contratação de pessoa jurídica – leia-se empresa - para prestação dos serviços laboratoriais clínicos para as unidades municipais de saúde, compreendendo coleta, processamento e análise de exames.
Mas a grande pergunta que fazemos agora é: “por que mexer em time que estava ganhando?” Graças a um trabalho de longos anos de dedicação, o Laboratório Municipal de Pindamonhangaba sempre foi referência em diversas Administrações e na região e, como credenciado pelo SUS, oferecia cobertura de exames para cerca de 15 municípios.
O que mudou em pouco mais de 6 meses? O atendimento estava falhando? Os profissionais não eram qualificados? O Laboratório não funcionava?
São perguntas para as quais a atual Administração sequer apresenta uma resposta adequada e real. Sabemos que cada Administração tem sua meta e seu modo de governar. Porém, não é possível entender o que pretende a secretária de Saúde e o chefe do Executivo com a proposta de “supostamente terceirizar” um serviço de excelência que até o início do ano realizava aproximadamente 3500 exames/dia custeados pelo SUS.
A cada ação da atual gestão municipal nos parece que não há um rumo para determinadas questões. É sempre bom esclarecer que temos um prefeito – cuja formação superior é medicina – e que, teoricamente, conhece todos os meandros do sistema de saúde.
É preciso parar com essa estória de que “o município não tem dinheiro”, de que “é preciso economizar”.
É triste para a população e para nós, da Câmara Municipal, vermos um trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Pindamonhangaba durante quase 30 anos ser entregue “de mãos beijadas” a uma empresa terceirizada.
Não podemos jogar todo esse trabalho desenvolvido por médicos e profissionais da área da saúde porque ao invés de investir, aparelhar e equipar no nosso Laboratório, a atual Administração, está no caminho da terceirização.
É chegado o momento de nos unirmos – integrantes do COMUS, autoridades e população – para enfrentarmos essa situação e lutar para que as coisas boas e que funcionam no município continuem. É inadmissível ver que um trabalho de excelência e que funciona muito bem no município simplesmente termine com a adoção de uma empresa terceirizada.
Como presidente da Comissão de Saúde da Câmara tenho procurado alertar a todos sobre os riscos de uma terceirização em nosso Laboratório Municipal. O que queremos é a manutenção de serviço municipal de análises clínicas de qualidade, cujo compromisso seja com a saúde e o bem-estar da nossa sociedade.
Que o Executivo pense melhor, ouça a voz da comunidade e mantenha o time que está ganhando. Para o bem de nossa gente!


Vereador Roderley Miotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário