sexta-feira, 2 de junho de 2017

I Torneio de Xadrez da Escola Estadual Escolástica Antunes Salgado



Aconteceu no último sábado, dia 27 de maio o I Torneio de Xadrez da Escola Estadual Escolástica Antunes Salgado na sede da própria escola, no bairro Jardim Regina. O torneio contou com a expressiva participação de 30 alunos, integrantes do projeto de xadrez desenvolvido pelo professor de matemática Bruno Cezário.
Antes de se iniciarem as partidas, houve um juramento dos atletas e execução do hino nacional brasileiro, bem como do hino de Pindamonhangaba, demonstrando seriedade e respeito ao evento.
Muitos professores, bem como coordenadora pedagógica, vice-diretora e a própria diretora da escola estiveram presentes no evento para dar todo apoio aos alunos.
A iniciativa da realização do torneio foi do professor Bruno Ricardo que iniciou projeto de xadrez na escola em 2016 com o apoio da direção.
No início do projeto como não havia material na escola, a direção autorizou a pintura de tabuleiros na área de recreação e professor e alunos confeccionaram o próprio material a partir de materiais recicláveis, peças de tampinhas de garrafa e tabuleiros de papelão.
O projeto está sendo um sucesso, conquistando cada vez mais adeptos à prática desse jogo tão importante no processo cognitivo dos alunos, contribuindo notoriamente no desenvolvimento de vários aspectos, tais como memória, criatividade, imaginação, concentração, disciplina, paciência.
O professor Bruno garante que após o início do projeto, os alunos melhoraram comportamento e desempenho escolar.
A premiação para o torneio foi conseguida por doação, sendo algumas medalhas da própria escola e as demais doadas pelo pai da aluna Kate do 6º ano B, o senhor Aderbal Crispim, colaborador do torneio. Já os troféus personalizados foram doados pela Personal Car Pinda.
A prefeitura municipal colaborou com o empréstimo de materiais, jogos e tabuleiros.
Houve ainda a participação de jogadores da equipe oficial da cidade: Denise Leal, Gieds Cabral, Mariana Lemes, Mateus Pereira e Gerson Ataíde que foi o maior incentivador à participação de todos.
Os cinco melhores colocados receberam troféu e medalha e os demais participantes receberam medalha de participação.
CLASSIFICAÇÃO
NOME
TURMA
Campeão
Diogo
6º ano, turma B
Vice-campeão
Maicon
6º ano, turma B
3º lugar
Mariane
6º ano, turma B
4º lugar
Nícolas
6º ano, turma B
5º lugar
Kaique
6º ano, turma B


Projetos como esse merecem todo o apoio, não só pelo aspecto educacional, mas principalmente pelo social, pois trata-se de uma comunidade bastante carente, com pouco acesso a prática desse tipo de esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário