sexta-feira, 19 de maio de 2017

QUANDO SUBSTITUIR AS PRÓTESES ANTIGAS POR NOVAS?


É quase impossível para o cirurgião dentista prever o tempo de vida útil de uma prótese dentária instalada na boca de um paciente porque além de uma grande variedade de materiais que podem ser utilizados na confecção das próteses, existem fatores relevantes como a força mastigatória e até mesmo o tipo de alimento ingerido pelo usuário de próteses.
Bem, uma certeza nós temos: as próteses não são eternas, ou seja, tem de ser substituídas depois de alguns anos de uso. E isso se aplica a todos os tipos de próteses, sejam de resina, metal, porcelana, etc.
Ao observar as próteses dentárias detectamos alguns sinais característicos de que os anos se passaram e elas estão fazendo hora extra na sua boca, como por exemplo: dentes gastos e escurecidos, opacidade tanto nas partes de resina quanto de metal, próteses folgadas, sem estabilidade, dificuldade de mastigação, etc.
Uma prótese dentária após seu tempo de vida útil passa a trabalhar contra o paciente comprometendo sua saúde e sua auto-estima. É só imaginarmos uma pessoa que usa uma prótese total por dez anos, conseqüentemente teve suas formas bucais e faciais alteradas pelo passar dos anos, más a prótese não acompanhou estas mudanças. Portanto essa pessoa que com o passar dos anos perdeu tecidos de sustentação da prótese, perdeu tenacidade dos lábios estará usando uma prótese folgada, instável, com dentes gastos e escurecidos.
Esta prótese sem sombra de dúvidas estará prejudicando a estética dessa pessoa atribuindo à mesma um aspecto de pessoa velha e desleixada acentuando as linhas de expressão do rosto, como as linhas que surgem no canto dos lábios e descem em direção ao queixo (conhecidas como bigode chinês) e algumas linhas no lábio superior que dão ao mesmo um aspecto de sanfona.
No âmbito da saúde geral uma prótese velha, com seus dentes gastos, perde seu poder de mastigação, porque não corta e nem tritura direito os alimentos, provocando inúmeros problemas estomacais, tais como gastrite e úlcera.
Por outro lado, as próteses com dentes gastos prejudicam a ATM (articulação temporo mandibular), que é responsável pelos movimentos de abertura e fechamento da boca causando um desgaste acentuado na cápsula articular, que leva o indivíduo a ter freqüentes dores de cabeça.
Portanto temos que entender que toda prótese tem seu tempo de vida útil e após esse tempo, deve ser substituída por uma nova peça, confecciona por profissionais idôneos e responsáveis, com materiais de boa qualidade. E também é importante entender que para confecção de boas próteses são necessários materiais nobres e caros e mão de obra especializada de profissionais que estudam muito e pesquisam muito para atingir a maior proximidade da perfeição.
Sendo assim, não existem próteses baratas, quase a preço de banana como encontramos em alguns anúncios. Desconfie, porque dentista cuida dos dentes, não faz milagres.

Dr. Nilton José Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário