quarta-feira, 10 de maio de 2017

Campanha em prol do meio ambiente agita escolas da rede municipal


A Secretaria de Educação firmou parceria com a Previnatu para a realização da campanha de coleta seletiva do óleo da cozinha e os alunos já estão coletando os óleos usados em casa.  Estão participando todas as escolas da rede municipal da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A Previnatu é uma equipe de palestrantes que atuam em escolas municipais, estaduais e privadas, executando palestras 100% gratuitas, com tema reciclagem e preservação do meio ambiente com ênfase no óleo vegetal, o famoso óleo de cozinha usado.
A campanha iniciou no fim de março com palestras informativas nas escolas e logo após foi lançado o desafio da coleta de óleo.
“As palestras são bem impactantes, em alguns casos os alunos do fundamental I até se emocionam. Os palestrantes procuram adaptar a linguagem de acordo com as faixa etárias. Nossa escola está muito empenhada nessa gincana a favor do meio ambiente”. Nos contou a coordenadora pedagógica, Vanessa Corrêa da Silva, da escola Maria Dulce.
O projeto é dividido 3 etapas principais:
-Palestras informativas;
-Coletiva que envolve um gincana da coleta do óleo com meta e premiação;
-Seletiva no qual cada escola vira um posto de coleta de óleo permanente.
Todas as escolas já passaram pela 1ª etapa e a maioria já cumpriu a 2ª etapa até essa presente data.
Weslley Feitosa, diretor geral da Previnatu, ressaltou a participação da comunidade na campanha:
“Estamos muito felizes com a mobilização das comunidades em prol da coleta do óleo, as escolas se empenharam muito, algumas surpreenderam pelo número de alunos e faixa e etária, como a escola Ernani Giannico, que possui cerca de 500 alunos do ensino fundamental I e conseguiu ultrapassar a meta 1000l de óleo de cozinha”. E aproveitou para agradecer o apoio da Secretaria de educação e parabenizar pelas diversas ações que vem desenvolvendo pela preservação do meio ambiente.
Agora as escolas que já passaram pela 2ª etapa, batendo ou não a meta estabelecida na gincana passam a ser um posto de coleta do óleo de cozinha, lembrando que só pode coletar óleo usado. Já foram arrecadados mais de 3700 litros de óleo.
Victor Narezi, coordenador de projetos da secretaria de educação, acredita muito que pela educação ambiental nas escolas conseguiremos alertar as pessoas para a preservação:
“Mais do que ganhar ou não a gincana, o mais importante é conscientização para os benefícios ambientais que esse projeto traz e ver os alunos preocupados, sensibilizados com o meio que vivemos. Eu mesmo, em casa, nunca soube ao certo que destino dar para o óleo, visto que em minha cidade não sei de nenhuma ação para a coleta.  A partir desse campanha fica mais fácil ir até uma escola e doar”.  
Todo óleo recolhido nesse projeto se transformado em biodiesel que é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, segundo nos informou Feitosa.
Faça você também parte desse projeto e entregue seu óleo de cozinha em posta de coleta na escola mais próxima de sua casa!
Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário