terça-feira, 28 de março de 2017

Movimento Católicos na Política realiza primeiro encontro do ano em Taubaté



DOM WILSON PRESIDIU A CERIMÔNIA QUE MARCOU A RETOMADA DO MOVIMENTO CRIADO NO ANO PASSADO, A PEDIDO DO PRÓPRIO BISPO


O bispo diocesano de Taubaté, Dom Wilson Luiz Angotti Filho, presidiu no último sábado, dia 25, a celebração que marcou o início das atividades do movimento “Católicos na Política” em 2017.
Cerca de cem pessoas vindas de toda a região participaram do encontro, promovido pela Diocese de Taubaté, com apoio do deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV), que no ano passado iniciou o movimento, a pedido do próprio bispo.
“O objetivo desse encontro é agradecer a Deus por ter permitido chegar aonde chegamos, agradecê-lo pela ferramenta que temos nas mãos para construir um mandato diferenciado e fazer da política a busca incessante do bem comum, promover a vida das pessoas, sobretudo dos mais pobres, e o cuidar do meio ambiente, nossa casa comum”, disse Padre Afonso em sua saudação inicial.
No Evangelho Dom Wilson leu a passagem de São João (Jo. 13, 1-11) que narra a cerimônia do Lavapés. “Jesus, sendo Senhor lavou os pés dos apóstolos, se colocou a serviço. Política é servir ao povo, principalmente aos mais pobres”, disse.

COMPROMISSOS

Ao final, alguns compromissos foram colocados para serem refletidos pelos presentes como o de cumprir o prometido em campanha; promover a justiça e políticas públicas de inclusão; exercer o mandato visando o bem comum, com honestidade e transparência e sem “política rasteira”; não corromper e não ser corrompido, prestar contas e respeitar a autonomia e independência dos poderes.
A Campanha da Fraternidade foi abordada por Wellyngthon Messias Mendes, estudante de Teologia do Convento Sagrado Coração de Jesus (Conventinho), de Taubaté, que destacou a importância da proteção dos biomas. Dom Wilson, por sua vez, finalizou falando sobre a necessidade do envolvimento dos católicos na discussão da reforma da Previdência. “Essa reforma não pode ser feita à custa do povo trabalhador”, disse ele.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário