quinta-feira, 23 de março de 2017

FUNVIC comemora o Dia Mundial da Água com o I Simpósio do Meio Ambiente

Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira, dia 22 de Março, os alunos da FUNVIC e munícipes participaram do I Simpósio do Meio Ambiente da FUNVIC, com o tema “Água para todos, para sempre”.

Uma extensa programação aconteceu no Campus Dutra da Faculdade de Pindamonhangaba durante todo o dia. O evento foi idealizado pelos coordenadores dos cursos de Farmácia (Matheus Diniz Gonçalves Coelho), Engenharia Ambiental e Tecnologia em Processos Químicos (Dailton de Freitas).

No período da manhã aconteceram duas palestras: uma sobre “Filtro biológico de areia: uma alternativa para potabilidade de água”, ministrada pelo professor Dr. Matheus Diniz Gonçalves Coêlho - coordenador do curso de Farmácia e a segunda com o tema “Controle de Poluição das Águas”, com o professor Me. Orlando Honorato da Silva, da Cetesb de Taubaté.

Já no período noturno, os participantes acompanharam a palestra “Processo do sistema de tratamento de água da SABESP e estratégias de racionalização de uso”, apresentada por Walmir Medeiros –Técnico em gestão/ Setor de serviços ambientais – SABESP Pindamonhangaba.

Na sequência subiu ao palco Duva Leonardo StechBrunelli – coordenador da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social do comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul, que falou sobre “Comitê de bacias hidrográficas e educação ambiental no Vale do Paraíba”.


Sobre o dia 22 de março

O Dia da Água foi instituída no ano de 1992 pela ONU, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceu no Rio de Janeiro, e tem sido lembrada anualmente como forma de conscientizar a população global sobre a importância do uso adequado desse bem natural e tão precioso, para que não falte no futuro.

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano, que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para Infância), cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário