terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Vereador Roderley Miotto sugere criação de Secretaria de Assistência Social



Na noite desta segunda-feira (20) aconteceu mais uma Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Pindamonhangaba. Nessa Sessão o vereador Roderley Miotto (PSDB) fez uso da tribuna para abordar sobre dois importantes assuntos que interferem diretamente na vida dos munícipes da cidade.
Primeiramente, o vereador fez uma explanação em que defendia a criação de uma Secretaria de Assistência Social autônoma, já que hoje se encontra vinculada à Secretaria de Saúde. Afirmou que defende o princípio da economicidade na gestão pública, mas que devido as inúmeras demandas da população vê como urgente e necessária a divisão das pastas. Segundo o parlamentar, com a criação de uma Secretaria de Assistência Social autônoma, haveriam verbas exclusivas, vindas do governo Estadual e Federal, destinadas diretamente a programas sociais que beneficiariam a vida de muitos munícipes, principalmente, daqueles que estão em situação de fragilidade econômica.
Vale destacar, que nesta Sessão o executivo pediu que fosse incluído na Ordem do Dia o PL nº 37/2017 em que prorrogava o convênio com diversas entidades sociais, projeto que foi aprovado por unanimidade.
O outro assunto abordado pelo vereador foi sobre o SAMU. O parlamentar discorreu sobre as benesses em participar do consórcio e possuir tal atendimento, e que a saída da cidade acarretaria graves danos a sociedade local. Não obstante, explicou que o município participa da Rede de Urgência e Emergência (RUE), que é um atendimento integrado composto pelo SAMU, UPA’s, Pronto Socorro Municipal, Santa Casa, Hospital Regional de Taubaté e Hospital Universitário, com um tempo de resposta mais rápido. 
Disse ainda, que para existir o credenciamento das UPA’s o município precisa estar inserido na RUE e que uma eventual saída do SAMU geraria a perda de verba ministerial.
Uma vez que existe a previsão de repasse inicial de R$ 175.000,00 para as UPA’s e que depois de qualificadas podem receber um valor de 220.000,00 do Ministério da Saúde. Ademais, estando na RUE haveria o recebimento da verba destinada para a internação em razão do AIH (autorização de internação hospitalar) onde por paciente receberia um valor de R$ 900,00 à 1.700,00.
Sendo assim, por conta de toda a informação prestada o nobre vereador solicitou a integração de força de todos em prol da continuidade de Pindamonhangaba no Consórcio do SAMU.
É bom frisar que caso Pindamonhangaba saia desse consórcio terá uma perda anual de repasse de cerca de 9 milhões de reais, além de ficar isolado e ter que arcar com o seu próprio recurso toda saúde do município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário