quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Dias do esportista e do handebol geram homenagens



A comemoração dos dias do esportista e do handebol gerou homenagens na Câmara de Taubaté, em solenidade realizada dia 21, no plenário Jaurés Guisard, sob a presidência de Nunes Coelho (PRB) e tendo como orador Jessé Silva (SD).
Especialista em corridas de até 200 metros, salto e distância e salto triplo, o homenageado Ismaél Barbosa conheceu o atletismo praticando corrida de rua. Aos 16 anos de idade, foi convidado a representar Taubaté, disputando diversos campeonatos, entre eles os Jogos Regionais, ganhando várias medalhas.
Nessa época, conheceu o atleta Zildo Bueno, que se tornou seu grande incentivador, convencendo-o a ingressar em outra modalidade, o salto em distância. Nas provas mais recentes, Ismaél quebrou o recorde Sul-americano de sua categoria e terminou em sétimo lugar no Mundial disputado em Paris, na França, uma das melhores marcas de sua carreira.
Já o homenageado Miguel Olímpio do Nascimento é educador físico. Em Taubaté, conseguiu várias vitórias nas corridas de rua, e a que mais se destacou foi na prova Gazeta da Estiva, sagrando-se hexacampeão, com as vitórias obtidas nos anos de 1973 a 1977.
Em 1979 ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Transferido para a unidade militar da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado, passou a integrar a equipe de atletismo daquela unidade, se destacando em vários eventos. Foi campeão brasileiro Máster em 2005.
O terceiro homenageado é o paratleta Kaian Augusto da Silva Lima, que sempre esteve ligado ao esporte. Praticava atividades esportivas ao lado do pai, que lhe mostrou que, mesmo diante das limitações, poderia praticar qualquer modalidade. Desde muito cedo participava de campeonatos junto a pessoas que não tinham qualquer deficiência e que ficavam surpresas ao saber de suas lesões.
Em 2014, conheceu a equipe do Projeto Esporte para Todos, no qual percebeu o verdadeiro espírito da vitória e da força de vontade. Kaian praticou handebol, judô, futebol, basquete e atletismo, sendo o último que, nas modalidades de corrida dos 100 metros e salto em distância, lhe rendeu participação no Circuito de Atletismo nos anos de 2015 e 2016.
Representando o handebol, André Martins Soares “Alemão”, recebeu a homenagem. Iniciou a carreira aos 14 anos, em 1998, no Clube Metodista, onde permaneceu até 2005. Nesse período, alcançou as seleções de base jogando o Mundial Junior em Foz do Iguaçu, em 2003, campeão Pan-Americano Juvenil, em 2002, campeão Sul-Americano Junior, em 2004, campeão da Liga Nacional, em 2004, e Mundial Adulto da Tunísia, em 2005.
Em 2010, chegou a Taubaté, onde permanece até hoje, sendo tricampeão da Liga Nacional, tetracampeão Pan-Americano de Clubes, Campeão Paulista, dos Jogos Pan-Americanos de Seleções, no Canadá, e campeão Pan-Americano de Seleções, em 2016.

Agradecimentos

Ismaél disse estar “muito orgulhoso” ao receber a homenagem. Miguel agradeceu aos familiares, representantes dos Bombeiros e Polícia Militar e a seu primeiro técnico, William Saad.

Honrado em representar a equipe de paratletas de Taubaté, Kaian afirmou que, “com dedicação, Taubaté será conhecida como a cidade do paradesporto” e Alemão deixou um recado aos iniciantes no esporte. “Acreditem no sonho como eu acreditei e consegui.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário