quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Prefeitura faz capacitação de monitores e motoristas do Transporte Escolar

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, na terça-feira (24), uma capacitação para monitores e motoristas da empresa que presta serviços de Transporte Escolar, a Antunes e Antunes , que atende a administração municipal desde 2015.
O treinamento foi realizado no Teatro Galpão, pela equipe do Setor de Transporte Escolar da Secretaria de Educação, com a participação de 130 funcionários da empresa. O foco da Prefeitura foi a segurança dos alunos e a manutenção da qualidade dos serviços prestados.
A Prefeitura fixa em contrato as exigências para a realização do serviço, de acordo com termos da Constituição Federal, ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação, entre outras leis que a Educação segue. E fica a critério das Prefeitura a capacitação dos monitores, por isso o treinamento foi realizado.
Entre os assuntos abordados, estão os direitos, as normas de segurança, as atitudes recomendadas, as obrigações, os procedimentos com alunos com deficiência, o limite de afetividade, entre outros.

Transporte Escolar

"Atualmente, a Prefeitura de Pindamonhangaba atende, por meio de empresa terceirizada, 1500 alunos, diariamente, com transporte escolar. Desses, cerca de 800 são municipais e cerca de 700 são alunos estaduais, atendidos por meio de convênio. Os alunos da Apae também são atendidos, incluídos nos alunos do município, também por meio de convênio", explicou o diretor do Departamento de Educação, Carlos José Laurindo Lemes, responsável pelo Setor de Transporte Escolar.
Os meios de transporte oferecidos são: vans, vans adaptadas, microônibus, microônibus adaptados, ônibus e ônibus adaptados.
Os alunos que têm direito ao frete são os menores de 12 anos (para os maiores, é utilizado o sistema de passes escolares), alunos da Rede Regular de Ensino (Infantil e Fundamental municipais e Médio estadual), moradores da zona rural em que a escola fique a mais de 2 km de distância da residência do aluno, e alunos com deficiência de locomoção.
Moradores da área urbana somente têm direito ao frete escolar, em casos em que não haja vagas nas escolas municipais ou estaduais próximas menos de 2 km de sua residência.
A população pode fazer a solicitação de inclusão no transporte escolar, diretamente na unidade escolar.
Todas as informações podem ser obtidas no Setor de Transporte Escolar da Secretaria de Educação, que fica na sede da Secretaria de Educação (Avenida Fortunato Moreira, 173, centro) ou pelo telefone 3644-1574.
Próximas ações
No próximo dia 1º, será realizado um treinamento com os gestores das unidades escolares contempladas com o transporte escolar. Dia 2 de fevereiro terá início o transporte para alunos do Estado e no dia 6, para alunos municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário