quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

O DESAFIO DO PREFEITO DE PINDA, ISAEL DOMINGUES


LUIS ANTONIO DE MELO - MELÃO 

Assisti à posse do prefeito eleito de Pindamonhangaba, Isael Domingues (PR), no primeiro dia do ano. Pela lotação da Câmara Municipal, deu para perceber o grande apoio que Isael tem da população 
No seu discurso, o prefeito fez questão de dizer que quando chegou em Pinda, há 20 anos, fabulou à sua então noiva, Cláudia (hoje a primeira dama) o seguinte pensamento: “um dia vou ser prefeito dessa cidade”. Apostou nisso mesmo sabendo que seria um caminho muito difícil.
No discurso, um tanto lírico, Isael declamou poesia e comparou, de uma maneira figurativa, o funcionalismo municipal com milhares de operários de uma imensa “fábrica de anzóis”. Fez alusão à origem do nome Pindamonhangaba, que no Tupi significa “lugar onde se faz anzóis”.
Prometeu muito trabalho com afinco e responsabilidade com o dinheiro público.
O prefeito eleito tem total ciência de que a situação não está a mil maravilhas. Já assumiu o município com um déficit orçamentário de R$ 70 milhões, uma bordoada para um orçamento anual de quase meio bilhão de reais. Praticamente 14% da receita já foi para o beleléu.  
Mas o prefeito promete muito trabalho para sanar esse déficit. Nem bem entrou, já enviou um projeto para ser aprovado na Câmara, que vai gerar uma economia ao município de R$ 6 milhões. “Isso é só o começo”, garante Isael.
Na questão política, o prefeito enalteceu a Câmara Municipal, principalmente a suposta oposição. “É equívoco pensar que  a oposição não ajuda, ela ajuda muito o prefeito a governar.  Eu também já fui oposição...” disse  Isael ao ser “politicamente correto” fazendo referências aos vereadores mais experientes como Jânio Ardito (PSDB), irmão do ex-prefeito Vito Ardito – que foi derrotado na reeleição. “Parabéns Jânio, seis mandatos como vereador”, elogiou.
A necessidade de uma boa relação com a Câmara já havia sido propalada, minutos atrás, no discurso do vice-prefeito Ricardo Piorino (PROS), ex-vereador por vários mandatos. “Aqui só temos um partido, chama-se Pindamonhangaba”, discursou o vice-prefeito. “Todos sabem da minha relação com essa Câmara, da minha proximidade com o Jânio (Ardito)  ...”, concluiu Piorino.
Isael Domingues encerou a cerimônia de posse na Câmara e partiu imediatamente para a prefeitura, onde Vito Ardito transmitiu-lhe o cargo. Simultaneamente à transmissão do cargo na prefeitura, o prefeito empossado conquistava a sua primeira vitória no Legislativo. O vereador Carlos Moura (PR), da base de apoio do Executivo, fora eleito presidente da Câmara por 10 votos a um. Só não obteve o voto de Rafael Goffi (PSDB), também candidato à presidência. Com isso, tudo indica que o prefeito terá uma boa sintonia com a Câmara.
Isael fez questão de dizer ao ex-prefeito Vito Ardito que recorrerá a ele sempre que for necessário, enaltecendo sua experiência. “Vários nomeados da sua equipe farão parte dessa nova gestão”, concluiu, valorizando a equipe da gestão que se encerra.
Sabemos que o médico Isael Domingues, de quem espera-se muito como prefeito, tem um longo desafio pela frente; principalmente na área da Saúde, a qual a tem como ofício.
O prefeito deve nomear os assessores de segundo escalão logo após a Câmara aprovar o reestruturação de cargos, atendendo um processo do Ministério Publico e uma determinação do Tribunal de Justiça de SP, ainda resquício da gestão passada. A votação na Câmara será nesta quarta-feira (4) em sessão extraordinária.
O número de cargos comissionados deverá ser  reduzido para 83.

No final, fiz questões de cumprimentar o prefeito empossado, desejando-lhe boa sorte nesta nova e árdua empreitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário