quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

LIVRO SOBRE O VALE DO PARAÍBA




pelo Procurador Antonio Florencio



 Para entender melhor a história do Vale do Paraíba paulista e compreender a sociedade vale paraibana se faz necessária a leitura da obra "Vale do Paraíba: velhas fazendas" escrita pelo renomado historiador Sérgio Buarque de Hollanda e ilustrada por Tom Maia. O livro foi lançado em 1975 e relançado, na década de 2000, pela editora José Olympio. Com um investimento de aproximadamente 30 reais o leitor poderá conhecer a história do "Norte" paulista desde os primeiros anos após o descobrimento do Brasil até o declínio da Sociedade do Café. O livro traz ilustrações feitas por Tom Maia que retratam as sedes das fazendas de café que existem e existiram ao longo do curso paulista do rio Paraíba. Trata-se de leitura imprescindível para a compreensão de valores até hoje arreigados em todos os cantos dessa região incrustada entre as duas maiores metrópoles brasileiras. Para o leitor mais interessado vale a pena adquirir as primeiras edições de 1975 e anos posteriores, pois contém mais ilustrações feitas a bico de pena por Tom Maia, bem como a edição mais recente por conter um belíssimo prefácio escrito por professores da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP.

23 comentários:

  1. Magui aproveitando o post do dr Antonio, é verdade o que se comenta por funcionários da prefeitura, que os advogados vão fazer uma espécie de "paredão" no dia de hoje? Conhecendo o trabalho dos advogados acho que isso só pode ser um boato infundado, mas para não haver dúvidas seria bom se você ou algum deles pudesse esclarecer essa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se isso for verdade, seria um ABSURDOOOO! Pago meus impostos para ter um serviço de qualidade! Gostaria de ver se fosse o oposto, se algum desses precisassem de algum serviço e não tivesse alguém para atender! A população têm que se mostrar ativa e tomar atitudes para inibir tais posturas, pois SOMOS NÓS QUE PAGAMOS OS SALÁRIOS DELES!!!

      Excluir
  2. Acho que devemos ter calma antes de julga-los, pois pelo que se conta são apenas boatos, e o trabalho dos procuradores sempre recebeu muitos elogios aqui mesmo no blog.
    Como sabemos alguns dos procuradores acompanham o blog e ja comentaram anteriormente, quem sabe eles não poderiam vir aqui e esclarecer à população. Ou até mesmo o Magui que sempre foi sério poderia conferir se tal fato é verdade, ou uma mentira para denegri-los, afinal como um jornalista sério tenho certeza que ele não se furtaria de nos revelar a verdade.

    ResponderExcluir
  3. vamos todos comparecer na prefeitura então e perguntar sobre eles !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hj tenho que resolver algumas coisas na cidade, e vou a prefeitura, acho que passarei por lá e darei uma olhada...

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa João, mas o seu comentário me chamou a atenção, e antes que venha me chamar de comissionado ja afirmo que não sou comissionado nem tampouco funcionário da prefeitura, mas como pindense e pagador de impostos não pude deixar de notar.
      Você disse que os procuradores municipais trabalharam a semana toda e não faltaram um dia.
      Eu poderia perguntar como o senhor sabe disso?
      e além do mais eu e a maioria da população também trabalhamos todos os dias sem faltar, para pagarmos nossos impostos que são revertidos em salarios para esses advogados, logo estar todos os dias na prefeitura é dever deles para com todos os cidadãos, e não motivo para o senhor falar como se tal fato fosse algo mais do que a obrigação deles.
      Em segundo lugar, até onde eu sei todos os funcionários da prefeitura estão atendendo em horário normal, porque foi concedido esse beneficio apenas aos advogados e não aos outros? quem concedeu esse privilégio?

      Excluir
    2. Como o senhor João Silva não teve coragem de manter o comentário, sorte a minha que consegui copia-lo antes que o mesmo o apagasse, minha resposta foi a esse comentário:

      João Silva29 de dezembro de 2016 05:37
      Primeiramente, esse é um ótimo livro e também recomendo a leitura.
      Caros leitores do Blog não acreditem nas inverdades dos comentários acima: são os comissionados desesperados em seu último dia de trabalho, amanhá é dia de PAT para eles.
      Verdade que os Procuradores Municipais fizeram a denúncia que levou a exoneração de 300 comissionados e que ajudou, e muito, a eleição do dr. Isael.
      Foi a incompetência dos comissionados aliada à arrogância do primeiríssimo escalão do coroné que levou ao naufrágio essa Administração.
      Mas dia 1 de janeiro a cidade acordará com mais esperança, estará nas mãos de uma pessoa do bem.
      Quanto aos procuradores municipais eles trabalharam a semana toda, não faltaram sequer um dia, e estarão na prefeitura a partir das 13e30 horas.
      Parabéns servidores públicos concursados que demonstraram que essa casa é nossa e não dos comissionados. Eles vão embora e não deixão saudades, nós ficamos.


      TCHAU PEPA PIG!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Mas o meu comentário foi feito com base no que você mesmo falou,pena que não teve coragem de manter o que disse.
      Foi você quem afirmou que eles estariam hoje apenas na parte da tarde, enquanto todos os outros funcionários do municipio estão dando expediente o dia todo.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que feio João, porque o senhor editou a parte em que falava dos procuradores?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Engraçado que fui ontem lá e esperei até as 14 hrs, a sala dos advogados estava apagada... Não consegui resolver meu problema e voltei atrasado ao meu trabalho, estou indignado com essa situação, tomarei medidas cabíveis para que outros munícipes não enfrentarem o mesmo problema, onde são prejudicados pela falta de responsabilidade e comprometimento por parte de servidores que não estão onde deveriam estar.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Dois procuradores? E os outros onde estavam?
      existe motivo para que todos os outros estivessem fora do ambiente de trabalho?

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir