quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Mercado Municipal prestes a fechar as portas

Os proprietários de Box do mercado municipal de Pindamonhangaba receberam no último dia 22 de novembro, uma notificação da Prefeitura que deverão entregar os Box vazios no próximo dia 31 de dezembro. Esta decisão foi tomada através de um acordo feito por um TAC do Ministério Público assinado em 2012.
Além do Mercado Municipal faz parte deste TAC, a feira que está estabelecida na cobertura. Ainda não foram notificados os feirantes, pois o Departamento Jurídico da Prefeitura pediu junto ao MP que fosse desmembrado a feira do TAC e, até o momento não tiveram resposta do pedido.
Segundo o secretário de Administração Edson Macedo não tem mais o que fazer e o TAC terá que ser cumprido e, tanto a Secretaria de Administração quanto a de Planejamento estão acelerando o processo licitatório que será para empresa ou associação assumir a administração do prédio público (Mercado Municipal).
Edson lembrou que a partir do momento que a empresa vença a licitação a responsabilidade do pagamento de água, luz, IPTU, manutenção, segurança, benefícios e promoções serão de responsabilidade da empresa ou associação bem como a negociação direta com os proprietários que lá se encontram.
Essa licitação deverá ocorrer ainda no mês de dezembro conforme informação do secretário. Esta semana já ouve uma reunião na Prefeitura com o representante da Associação dos proprietários dos Box e do presidente da Câmara de Vereadores Felipe César que estão procurando ajustar ao máximo para que agilize este processo e que o patrimônio cultural e tradicional do município fique o menos tempo possível fechado.

Entramos em contato com a Associação da categoria e fomos informados pelo empresário Calazans que nos informou que o mercado emprega hoje mais de 150 pessoas e que a entidade entrará com uma liminar para que o Mercado permaneça aberto até que a nova administração do município assuma e que a Prefeitura, MP e os proprietários possam chegar em um denominador comum. 

7 comentários:

  1. Nada mais justo que haver uma licitação , muitos comerciantes venderam seus Boxes a Chineses que dominam o Local , enquanto isso a prefeitura tem que arcar com muitas despesas , como manutenção do prédio , Luz e funcionários da Prefeitura para Limpeza e etc , resumindo a Prefeitura subsidia Comerciantes a ganharem dinheiro , sem tem retorno algum , muitos ficaram Ricos !

    ResponderExcluir
  2. Verdade, chega de provincianismo. Vamos dar o direito à exploração do comércio às pessoas que ganharem a licitação....é meritocracia

    ResponderExcluir
  3. É preciso regulamentar o mercadão.
    Uma vez que se trata de área pública, é óbvio que se defenda o uso de locais que pertencem à comunidade com licitações. Mas o difícil será estabelecer regras justas para essa questão.

    ResponderExcluir
  4. Mas nada disso tira a falta de respeito com que estão sendo tratados os proprietários atuais dos boxes, pois a TAC já estava estabelecida desde o início do ano, e apenas agora em final de novembro, foram notificados com prazo de 45 dias para desocuparem o espaço. Parece mais um descaso com a população!

    ResponderExcluir
  5. Espero que a nova gestão negocie com o Ministério Público, para adiar essa remoção a fim de poder estabelecer novos prazos e regras para a ocupação da área.

    ResponderExcluir