segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Fernando Capez aproxima a TV Assembleia do público jovem



O primeiro programa Tribuna Jovem foi gravado na terça-feira (8), e em breve estreará na programação da TV Assembleia SP. Seu objetivo é promover um debate informal entre deputado, apresentador e jovens convidados. O apresentador do programa é Valter Abraão e a previsão é de que a atração seja exibida semanalmente.
O deputado convidado para o primeiro programa foi o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez, que debateu diversos assuntos relacionados às redes sociais, bem como à sua carreira. Durante o debate, jovens estagiários da Casa elaboraram perguntas a Capez.
Quando questionado sobre as redes sociais e educação, Capez declarou que a “internet é uma aliada de quem quer estudar”. Segundo ele, as escolas deveriam modificar o ensino. Para ele, o primeiro horário deveria ser dedicado às aulas e o segundo à pesquisa, com tutores para ajudar os alunos no uso das ferramentas de busca.
O jovem Nilton Nascimento questionou a precariedade das escolas estaduais, tanto em estrutura quanto em ensino. Para o presidente, “o modelo de ensino está ultrapassado e precisa ser modificado imediatamente”. Além disso, ressaltou a importância de haver aulas mais participativas a fim de estimular o aluno a permanecer na escola.
Também foi abordado o tema das ocupações que ocorreram recentemente na Assembleia. Segundo Capez, elas aconteceram “porque o jovem não foi ouvido antes”. Para ele, é preciso buscar formas alternativas e mais eficazes de manifestações. Além disso, afirmou que é necessário oferecer aos jovens educação sobre política.

Processo Legislativo

O programa também debateu o caminho dos projetos de lei. Capez explicou que cada deputado tem seu assessor que elabora projetos. Após essa etapa, o projeto passa pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, pela de Finanças e pela de mérito, por exemplo, se for um projeto relacionado à saúde, ele transita também pela Comissão de Saúde. Após essas etapas, ele vai ao Plenário. Caso aprovado, o projeto é levado ao governador para sanção.
Capez também falou sobre sua carreira no Ministério Público e o uso de seus conhecimentos jurídicos na sua atuação como parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário