terça-feira, 29 de novembro de 2016

Falta de medicamentos revolta Toninho da Farmácia



A falta de medicamentos na rede municipal de saúde de Pinda vem causando revolta no vereador Toninho da Farmácia (PSDB). Segundo informações do vereador não tem medicamentos de uso continuo para pessoas que sofrem com diabetes e pressão alta, além de remédios buscados diariamente por pacientes.
Outra revolta do vereador é com a não abertura da farmácia nos feriados e fins de semana, além do atraso no agendamento de consultas, exames e cirurgias. O vereador ainda foi um pouco mais duro dizendo que o compromisso da atual administração é até o dia 31 de dezembro e, que todo procedimento de compra de medicamento precisa ser feita, pois uma cidade com mais de 160 mil habitantes, cidade do governador do maior estado da União, não pode deixar com que medicamentos faltem para população.
Em contato com a secretária de saúde Sandra Tutihashi, ela reconheceu o fato, mas explicou que a Secretaria trabalha com ata de tomada de preço e abastece o município de 3 em 3 meses e que neste período as empresas vencedoras acabam pedindo reajuste e tem aquelas que vai em cima da inflação e que tem outras que ultrapassam 20%, fato que ela não pode permitir tendo que abrir um processo da Prefeitura contra a empresa e que só após a decisão judicial pode ser aberto um novo processo de licitação que leva em média 120 dias.
Segundo a secretária desde ontem o município começou a receber os medicamentos e acredita que até o fim de semana estará tudo normalizado.
A secretária falou que deverá fazer um novo pregão ainda em dezembro para deixar o município abastecido para os próximos 5 meses da nova administração. Alertou que este problema é a nível nacional e com a instabilidade financeira do país vem colocando todos os municípios com sérios problemas e até estão fazendo cooperativismo para um socorrer o outro em caso de falta de medicamentos para população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário