segunda-feira, 17 de outubro de 2016

CÂNCER BUCAL

DR. NILTON LIRA


Câncer bucalé o nome que se dá aos cânceres nas regiões de lábios e cavidade oral, sendo que o lábio inferior costuma ser o mais acometido.
Os principais fatores de risco são a idade, pois pessoas com mais de 40 anos estão mais suscetíveis, uso de bebidas alcoólicas, exposição à radiação solar, uso de cigarro, cachimbo e uso de próteses mal adaptadas. Outros fatores que podem contribuir são: má higiene bucal, dentes quebrados, dieta pobre em vitaminas A, C, E, contato dos lábios com a bomba (geralmente quente) usada para sugar o chimarrão e o vírus HPV (papiloma vírus humano).
O principal sintoma do câncer bucal é o aparecimento de feridas nos lábios e boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações (aftas) indolores com mais de 02cm de diâmetro, podendo sangrar ou não. Também podem aparecer manchas avermelhadas ou esbranquiçadas nos lábio e mucosa bucal.
O tratamento do câncer bucal é feito através de cirurgia e radioterapia, associadas ou isoladas, dependendo da região onde se encontra o tumor. Com o diagnóstico precoce, 80% dos casos tem cura.
Estima-se que a cada ano surgem 10 mil novos casos e cerca de 70% dos diagnósticos são feitos quando a lesão já está em estágios avançados, dificultando assim o tratamento.
Para isso é importante que façamos o auto exame sempre, a fim de identificar possíveis sintomas do câncer bucal.
O auto exame deve ser feito da seguinte maneira: de gente pro espelho observe se existe simetria facial, ou seja, se os dois lados estão do mesmo tamanho. Vire o lábio inferior para baixo e observe se existem manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, inchadas ou duras. Observe a língua, principalmente nas laterais e parte inferior, sempre atento a pontos duros, doloridos ou rachaduras. Observe o lábio superior, parte de dentro das bochechas, palato (céu da boca) e garganta. Em todos os casos fique a tento a qualquer anormalidade.
O auto exame deve ser feito sempre, mesmo que você não tenha nenhuma suspeita. Assim você conhece melhor sua boca e ajuda em um eventual diagnóstico precoce.
No caso de alguma suspeita, procure imediatamente um cirurgião dentista para que inicie imediatamente o tratamento e mesmo que você não tenha nenhuma suspeita, visite seu dentista regularmente e mantenha sua boca bem cuidada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário