segunda-feira, 4 de julho de 2016

DIABETES E OS DENTES



Dr. Nilton José Lira - CRO/SP 97.089
O paciente portador de diabetes descompensado possui uma pré-disposição para doenças periodontais como gengivite e periodontite devido a descompensação glicêmica, o que facilita o aparecimento de alterações bucais. A gengivite é uma inflamação que acomete os tecidos que circundam os dentes podendo em alguns casos evoluir para um processo infeccioso levando à perda óssea (periodontite) e consequentemente perda do elemento dental.
Os portadores de diabetes descompensados podem também apresentar halitose (mau hálito), hipossalvação (diminuição do fluxo salivar), ardência na boca e língua, dor e mobilidade dentária.
A manifestação e o progresso das doenças periodontais estão relacionadas a idade do paciente, tempo do diabetes, controle glicêmico, descuido na higiene oral e hábitos deletérios como fumo e alcoolismo.
Ao procurar um cirurgião dentista é importante relatar o estado geral de saúde, medicamentos utilizados,  a quanto tempo é portador da doença e hábitos diários. O histórico médico é necessário para um melhor planejamento do tratamento e o cirurgião dentista deve evitar procedimentos cirúrgicos no caso da elevação da glicemia pelo risco de hemorragias, infecções e dificuldade de cicatrização.
Assim que o diabetes for diagnosticado, o paciente deve inserir as consultas odontológicas em sua rotina de vida e é muito importante salientar a importância das consultas preventivas em crianças e adolescentes portadores de diabetes visando evitar problemas maiores na fase adulta e, ser diabético não quer dizer que o paciente vai ter doenças periodontais, más sim que ele tem mais facilidade em contrair este tipo de doença.
Hábitos saudáveis de alimentação, higiene oral com a boa escovação e uso do fio dental são medidas fundamentais para que o portador de diabetes não desenvolva doenças periodontais, já que as mesmas costumam ser mais severas nesse tipo de paciente devido às alterações imunológicas diante das infecções.
Controle seu diabetes, informe seu dentista quanto aos índices glicêmicos e agende consultas periódicas. Lembre-se que seus dentes são órgãos importantes, portanto não deixe o diabetes acabar com eles.
Avenida dr. Jorge Tibiriça, 659 - sala 4 - Centro 
 Pindamonhangaba - SP -Tel:(12) 3527 0302


Nenhum comentário:

Postar um comentário