quarta-feira, 29 de junho de 2016

Balneário: um ponto turístico que virou uma lenda


Criado na década de 70, para o desenvolvimento turístico de Pindamonhangaba, pelo Governo do Estado, através da Estrada de Ferro Campos do Jordão, o Balneário Reino das Águas Claras, localizado no Piracuama, que chegou a ser um dos grandes pontos turísticos da região e uma das sensações de Pinda, nos últimos 5 anos virou simplesmente um criadouro de cobras e uma lenda conforme os personagens detonados existentes no parque.
O Balneário chegou a atrair na época do verão em média de 3 mil pessoas por fim de semana além de receber alunos de todo o estado através do turismo pedagógico. Além das figuras, da bela paisagem, águas cristalinas e acima de tudo um local de meio ambiente de grande qualidade tinha através das comportas construídas um piscinão de águia natural.
Infelizmente, devido a fortes chuvas de 2010 e devido ao grande volume de água, o parque sofreu grandes danos e as comportas permaneceram intactas e não tiveram nenhuma participação para o alagamento. No entanto a Estrada de Ferro Campos do Jordão acabou efetuando uma obra de demolição dessas comportas que neste ato tirou uma das grandes atrações do parque. 
Gostaríamos de saber qual foi a justificativa da demolição deste patrimônio, se houve projeto e de quem partiu a ordem. É bom que o Ministério Público e a Assembleia Legislativa investiguem este caso. 
Recentemente apareceu problemas constatados pela CETESB de níveis de coliformes fecais nas águas do rio Piracuama, justificativa essa que levou a Estrada de Ferro a fechar por mais de 5 anos para uso da população, fato que deviria ter um projeto de conscientização ambiental junto aos usuários e também criar meios de coletas de esgotos com a população ribeirinha, amenizando assim o sofrimento técnico da água.
Além de deixar a população sem um ponto turístico de lazer e educacional, ajuda também com a grande arrecadação no desenvolvimento econômico do município e principalmente para os funcionários da conhecida estradinha que tem através do PIP (Prêmio de Incentivo a Produção) complementando assim os seus salários.
Agora disseram que está para reabrir e ai volta a pergunta. Como sem tratamento das águas, sem as piscinas naturais, com as figuras danificadas, mato alto e criadouro de cobra em cada três metros e os funcionários desmotivados com a atual administração do governo do estado, mas especificamente com a direção da Estrada de Ferro?



Nenhum comentário:

Postar um comentário