terça-feira, 24 de maio de 2016

TSE aceita recurso de Torino


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília no ultimo dia 12/05, através do Relator Min. Luiz Fux, em decisão Monocrática acatou o Recurso Especial apresentado por Paulo Sergio Torino e Myriam Alckmin julgando improcedente a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo que havia reconhecido abuso dos meios de comunicação e econômico de ambos.
O Relator do Recurso Especial Ministro Luiz Fux salientou na decisão:
“(...)Destaco que, em um ambiente verdadeiramente democrático, as liberdades de expressão, de imprensa e de informação ostentam, ao menos a meu sentir, posições preferenciais (preferred position). A rigor, a liberdade de expressão e seus corolários liberdade de imprensa e de informação consubstanciam pressupostos ao adequado funcionamento das instituições democráticas, reclamando, para a sua concretização, a existência da livre circulação de ideias no espaço público. 
Daí que a exteriorização de opiniões, sejam elas favoráveis ou desfavoráveis, faz parte do processo democrático, não podendo, bem por isso, ser afastada, sob pena de amesquinhá-lo e, no limite, comprometer a liberdade de expressão, legitimada e legitimadora do ideário de democracia.”
Além de reconhecer a importância da liberdade de expressão na democracia de nosso País, em relação ao caso concreto também destacamos a posição do Ministro:
“(...) Com efeito, o conteúdo divulgado, a meu ver, não denota manifesto favorecimento político direcionado a uma das partes na disputa eleitoral, capaz de afetar o equilíbrio do pleito eleitoral, bem por isso, ser afastada a sanção imposta pela instância regional.
Nesse contexto, realço que o direito à crítica, quando ancorado em razões de interesse público coletivo, se situa inobjetavelmente no âmbito de proteção da liberdade de expressão. Como bem adverte o decano da Suprema Corte, Ministro Celso de Mello, no contexto de uma sociedade fundada em base [sic] democráticas, mostra-se intolerável a repressão estatal ao pensamento, ainda mais quando a crítica - por mais dura que seja - revele-se inspirada pelo interesse coletivo e decorra da prática legítima, (...) de uma liberdade pública de extração eminentemente constitucional (CF, art. 5º, IV)" (STF, Segunda Turma, AI-AgR nº 690.841/SP, Rel. Min. Celso de Mello, DJe de 5/8/2011).
Com esta decisão da Corte máxima da Justiça Eleitoral, tanto Paulo Torino quanto Myriam Alckmin estão aptos a concorrerem as eleições deste ano.
Com esta decisão, os holofotes voltam a focar um possível afastamento no próximo dia 1 de junho, de Paulo Sérgio Torino, de diretor do SENAI, para concorrer ao cargo de vice-prefeito, dizem nos bastidores da política que esta notícia motivou muito Torino e que nesses próximos dias tomará a sua decisão se vai ou não concorrer ao cargo de vice em nossa cidade.

Já por outro lado a presidente do PPS Mirian Alckmin está em sua pré-campanha para vereadora. 

13 comentários:

  1. Na atual conjuntura política de Pindamonhangaba-SP, seria muito bom para a cidade tê-lo como candidato. No passado acreditei em João Ribeiro, o qual tem meu apreço e respeito, más que não quer mais ser candidato. O Torino nunca teve uma oportunidade para mostrar de qual "saco" é, se me entendem. Quem sabe esta será sua oportunidade; sua vez de mostrar sua capacidade de administrar esta cidade para o seu povo, melhorando a vida das pessoas, principalmente na área da Saúde, valorizando os professores municipais, os funcionários municipais como um todo e colocando o Distrito de Moreira Cesar na vanguarda de seu desenvolvimento, norteando aquela região com tudo que precisa e merece.
    Nosso povo está cansado de mesmices e de ficar com as migalhas. Há de se renovar para crescer. Por isso sempre fui contra a reeleição, principalmente para a Câmara de Vereadores, como também acho que vereador não deveria ter salário. Seria servir como voluntário eleito pelo povo, assim como acontece nas Igrejas e projetos sociais de modo geral. É isso.

    ResponderExcluir
  2. Se todos sairem vai dividir votos e vai dar vito eu quero ver o povo charar agora é 5 anos...vai dar vito de novo kkkk

    ResponderExcluir
  3. Vito só tem voto de corrupto e analfabeto...10 mil só

    ResponderExcluir
  4. Vai nessa da uma volta no Araretama e Feital, castolira e liberdade pra vc ver...vai da vito de novo fica vendo!!! O vito só perdeu para o João Ribeiro pq não tinha ninguém para dividir votos...vai dar vito

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Vamos para de sonhar e vc seja realista não tem uma conjuntura de oposição cada um olhando seu rabo e o povo que se lixe, ninguém está passando no povo só querem poder então deixa o vito la

    ResponderExcluir
  7. Lugar certo pro Vito é sarcófago

    ResponderExcluir
  8. Lugar certo pro Vito é sarcófago.
    Isael tem que ir para Cunha e Aparecida onde ele recebe para trabalhar.Pois temos que dar um basta com esse cara so recebe 11.000 e nao atende nem o SUS e nem na Unimed e nem Santa Casa.

    ResponderExcluir
  9. Vem vitao de novo e o magui vai ficar pedindo esmola para empresários e políticos para pagar jornal kkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Vem vitao de novo e o magui vai ficar pedindo esmola para empresários e políticos para pagar jornal kkkkkk

    ResponderExcluir