quarta-feira, 18 de maio de 2016

Pindamonhangaba recebe circulação estadual do espetáculo DESPUÉS e oficina de dança







Nos dias 27 e 28 de maio a cidade de Pindamonhangaba recebe a circulação estadual do espetáculo de dança DESPUÉS e a oficina Dança e Mímese Corpórea. O solo da bailarina Ana Clara Amaral tem a direção de Eduardo Brasil e foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo 2015, na categoria circulação de espetáculo de dança. As atividades são gratuitas. As apresentações serão nos dias 27 e 28 de maio, às 20 horas, no Teatro Galpão e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro. A oficina acontecerá no sábado (28), no mesmo local e as inscrições podem ser feitas do Departamento de Cultura, com limite de 20 vagas.
A proposta da criação do solo de teatro dança “Después” baseia-se em uma sensação de “após a festa”. Gerado a partir da observação e incorporação de algumas imagens da fotógrafa norte-americana Diane Arbus, a concepção dramatúrgica estabeleceu-se na imaginação do corpo que dança junto a essas imagens. Como no trabalho de Arbus, temas como a distorção da imagem social do corpo, a atenção aos momentos “antes e depois” da pose, a temática das festas e bailes de carnaval ajudam a compor o cenário solitário de uma casa, onde uma mulher busca, a partir de sua realidade nua, criar devaneios para suportar a pós-euforia da quarta-feira de cinzas. A memória e a imaginação tornam-se então as companhias que criam e recriam a casa, o corpo e sua própria vida.
 
Mais sobre o espetáculo
A ambientação estética, assim como a concepção do movimento dançado buscam explorar a beleza das diferenças; das composições extraordinárias que habitam realidades insólitas e paradoxais. Improváveis poéticas e encantamentos que residem não só na imagem, mas na maneira como as observamos, o tempo de dedicação e apreensão de suas potencialidades.

Sobre a oficina Dança e Mímese Corpórea

Partindo do relacionamento prático entre o Processo dos Vetores da Técnica Klauss Vianna de dança (processo de direcionamentos ósseos) e a Mimese corpórea do LUME Teatro, relacionada à prática da dança; essa oficina pretende oferecer uma vivência pautada no exercício da técnica e criação em dança, desencadeando a criação como um diálogo entre a materialidade do corpo e a materialidade de imagens fotográficas, assim como na proposta de criação do solo de dança “Despues”.
Tempo de duração: 4 horas

Público alvo: Bailarinos, atores, fotógrafos e interessados em explorar o movimento de forma criativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário