quinta-feira, 12 de maio de 2016

Padre Afonso solicita mais leitos de UTI para Taubaté e região



O deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) reuniu-se na última terça-feira, 3, com o secretário estadual de Saúde, David Uip, para reforçar demandas de interesse da RM Vale e Litoral. Ele entregou a Uip um ofício assinado conjuntamente com o prefeito Ortiz Junior, no qual solicita providências para a ampliação da oferta de leitos de UTI no complexo hospitalar de Taubaté, formado pelos Hospitais Regional e Universitário.
“Pacientes morrem frequentemente sem acesso à UTI. Aguardam por dias, semanas, mas a oferta não atende à demanda”, afirma o documento. Em outro trecho, acrescenta que o pronto socorro municipal de Taubaté tornou-se um “corredor da morte, sem perspectivas para os pacientes do SUS”.
Padre Afonso estava acompanhado na reunião, do prefeito de Taubaté, da diretora regional de Saúde, Maristela Siqueira e do coordenador das Regionais de Saúde da Secretaria, Benedicto Accacio Borges Neto também estavam presentes.
O secretário, segundo Padre Afonso, disse que a ampliação do número de leitos de UTI depende de credenciamento pelo Ministério da Saúde, o que não tem ocorrido nos últimos dois anos. David Uip, no entanto, já ordenou preparativos para a implantação de 20 novos leitos em Taubaté, sendo dez no Hospital Regional e dez no Hospital Universitário.
Durante o encontro, David Uip também confirmou investimentos do Estado na Santa Casa de Guaratinguetá que passará a ser a principal referência de alta complexidade para o Vale Histórico. Uip garantiu ao deputado que isso deve ocorrer “o mais rápido possível.” As demais santas casas da região – Aparecida, Lorena e Cruzeiro - também receberão investimentos, mas somente após acerto de pendências junto ao Estado.  
O secretário relatou ainda as dificuldades que o Estado tem enfrentado para atender às reivindicações de melhorias no atendimento a pacientes oncológicos, pois também depende da liberação de recursos do governo federal. “Há um impasse no Ministério da Saúde nesse momento o que dificulta qualquer ação nesse sentido”, disse Padre Afonso, que desde o ano passado vem trabalhando insistentemente por essas melhorias.
Outro assunto da pauta foi à continuidade das obras do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Taubaté, cujos repasses do Estado à prefeitura têm sofrido sucessivos atrasos. “As obras não podem parar, pois o AME é um equipamento público importante, que dará resolutividade às demandas ambulatoriais da região de Taubaté”, afirmou Padre Afonso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário