quarta-feira, 18 de maio de 2016

Coordenado pelo deputado Padre Afonso Lobato (PV) o Fórum Regional da Saúde vai ao governo federal contra o subfinanciamento da saúde



O subfinanciamento público da saúde foi um dos principais alvos do Fórum Regional Permanente de Saúde, que realizou sua primeira reunião de trabalho no último dia 10, no Parque Itaim, em Taubaté, sob a coordenação do deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV).
Ele abriu o encontro destacando a importância da participação e representatividade de todos. “Esse Fórum surgiu da angústia de se ter respostas para as nossas demandas. Ou nos damos as mãos ou afundamos todos juntos”, disse o parlamentar.
Logo após, a diretora regional de Saúde, Maristela Siqueira fez um relato sobre a situação de cada serviço prestado aos cidadãos na RM Vale e Litoral, demonstrando que o Estado também encontra dificuldades para mantê-los.
A falta de recursos para atender às necessidades da população, provocada pela reduzida participação do governo federal no sistema de saúde – hoje a maior parte dos recursos, cerca de 30%, sai dos cofres municipais - foi motivo de reclamações dos prefeitos.

A elaboração e encaminhamento de um documento reivindicando mais dinheiro para a saúde e reiterando a omissão do governo federal, que atualmente é o que menos contribui com o financiamento da saúde, será um dos próximos passos do Fórum. “Vamos mobilizar nossos deputados federais e agendar um encontro com o novo ministro da Saúde, quando este estiver definido, para discutir a situação”, afirmou Padre Afonso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário