quarta-feira, 27 de abril de 2016

Paratleta participa de atividade durante as aulas de Física da FUNVIC



No ano de 2014, a Fundação Universitária Vida Cristã (FUNVIC) iniciou um processo de mudança da metodologia pedagógica utilizada pelos professores da instituição. Basicamente, o processo de ensino para o desenvolvimento da aprendizagem está sendo norteado pelas metodologias ativas de ensino, particularmente o ProblemBased Learning (PBL) e desenvolvimento de projetos educativos.
Nessa nova metodologia, os alunos se tornam autônomos, participando ativamente do desenvolvimento de habilidades específicas de cada uma das profissões atendidas pelos respectivos cursos de graduação oferecidos pela FUNVIC.
No primeiro semestre de 2016, os alunos do segundo ano do curso de Engenharia de Produção, foram convidados pelo professor de Física Geral e Experimental II, Guilherme Urias, a desenvolverem projetos relacionados ao conteúdo da disciplina.
Um dos grupos, cujos integrantes são André Luís, Charles Novais, Cristiane Aparecida Andrade da Silva, Gabriel Cesar Leite, Jéssica Cristina Claro dos Santos e Renato Cesar Nogueira do Rozario, encontrou na deficiência física a motivação para explorar a Física envolvida na construção de próteses, especialmente das próteses utilizadas por atletas de alto desempenho. A aluna Jéssicapossui deficiência física, pois perdeu uma das pernas em um acidente de moto. Sob orientação do docente, os alunos exploraram as forças aplicadas nas próteses, o princípio de conservação da energia mecânica, a resistência dos materiais utilizados na sua construção e a análise da estrutura corporal do atleta para que a prótese tenha o tamanho exato e necessário para se adequar ao centro de gravidade do esportista.
Além da discussão sobre a Física, foram levantados pelos integrantes do grupo alguns questionamentos relacionados à aspectos sociais, procurando colocar em evidência a maneira como a sociedade percebe e trata os deficientes físicos. Para tanto, trouxeram o paratleta Claudemir Aleixo, vencedor da 83ª Corrida de São Silvestre na sua categoria e medalhas de ouro, prata e bronze em Jogos Regionais e Abertos do Interior. Claudemir é funcionário público da Prefeitura de Taubaté e conta com a ajuda de muitas pessoas para adquirir o equipamento necessário ao exercício da atividade esportiva. O atleta relatou todo o processo de construção de uma prótese, dando detalhes dos aspectos Físicos que devem ser levados em consideração para que o equipamento seja eficiente e atenda às necessidades do esportista.
Ademais, Jéssica e Claudemir compartilharam com a turma a leitura que fazem da sociedade. Relataram a enorme dificuldade para adquirir equipamentos de alto desempenho, que possuem elevado custo por não serem fabricados no Brasil. Além disso, relataram como o olhar repugnante de algumas pessoas os incomodavam, e como tiveram que aprender a lidar com esse tipo de situação.
Para o professor Guilherme Urias, “a nova metodologia utilizada nas aulas de Física possibilitou o desenvolvimento de um trabalho no sentido de alcançar os objetivos do Ensino Superior, que é o de desenvolver nos alunos competências e habilidades que os tornem excelentes profissionais, além de cidadãos conscientes”. Ainda segundo o professor, “é importante que as pessoas com deficiência estejam presentes nos espaços formativos para que elas deixem de serem vistas como diferentes, e contribuam com a leitura que fazem da sociedade para que todos possam evoluir no sentido de superar o preconceito inerente à essa questão”.
Para a aluna Cristiane, a atividade foi única e motivou todos os integrantes do grupo. Segundo a aluna, “nós atuamos como engenheiros, pesquisando, estudando a fundo as próteses e toda a Física envolvida nelas, sem contar que ninguém mais vai encarar a deficiência da mesma maneira depois de terem convivido com a Jéssica e com o Claudemir”.


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