segunda-feira, 11 de abril de 2016

Estrada de Ferro responde as criticas dos funcionários

Amigos Leitores
Em relação às considerações sobre investimentos realizados pela EFCJ – Estrada de Ferro Campos do Jordão em seu blog, na segunda-feira, 4 de abril, gostaria de esclarecer:
Desde 2010, quando a atual administração iniciou a modernização da ferrovia, investimos R$ 26 milhões, e não R$ 14 milhões, como publicado pelo blog, equivocadamente. Tal aporte visa garantir total condição de segurança à operação, em benefício dos usuários como também dos próprios funcionários. A maior parte desses investimentos não aparece facilmente aos olhos daqueles que utilizam a Estrada de Ferro, pois foi direcionada para a infra estrutura da via permanente e modernização técnica da frota.
Frota
Num feito inédito no Brasil, implantamos equipamentos de última geração em trens com mais de 90 anos. Duas automotrizes receberam computador de bordo, navegação por GPS e Caixa Preta. E, além da frota que serve aos passageiros, os recursos também foram aplicados em veículos de manutenção, como a Gôndola. E, basta uma visita às nossas oficinas de manutenção para se constatar que a reforma de trens continua.
Todo esse trabalho de modernização erecuperação de equipamentos, por acontecerem em veículos singulares, passam por testes complexos, acompanhados de perto pelas equipes de profissionais da CPTM –Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, numa parceria inédita.
Os processos de modernização são finalizados por critérios absolutamente técnicos e de segurança, sendo a resolução integral destes critérios a responsável pelo tempo demodernização.  Em resumo, não se realiza a entrega de um serviço até que todas as etapas exigidas tenham sido vencidas e que todos os testes tenham sido realizados. Nos orgulhamos em ressaltar, que esse portfólio de conduta é inédito no país para veículos com mais de 90 anos.
E mais. A EFCJ está implantando um sistema de manutenção onde se antecipam problemas, monitorando a vida útil de cada componente. Veículo por veículo, faz-se um planejamento minucioso de manutenção e substituição de peças, estabelecendo soluções definitivas e não emergenciais. Anteriormente, não havia planejamento para a manutenção, sendo realizada apenas quando aparecia alguma ocorrência.
Em resumo, posso garantir que, ao assumir a administração da EFCJ, a nova gestão encontrou carros de passageiroshistóricos abandonados, verdadeiras relíquias se decompondo. Estes veículos estão sendo reformados, aproveitando a expertise tradicional dos funcionários da ferrovia. Tal conhecimento vem sendo documentado pela primeira vez, servindo de legado para as próximas gerações de profissionais. Um belíssimo trabalho que já foi matéria (foi avalizado) de reportagem pela TV Globo (Jornal Nacional) e Record, com excelente retorno. 
A nova gestão encontrou 2 carros de aço nas oficinas, inadequados para a operação na linha. Um deles já foi reformado e será inaugurado como carro cafeteria nos próximos meses, trazendo dividendos positivos para a imagem da EFCJ e de Pindamonhangaba. Isso depois de passar por todos os trâmites legais de licitação em um processo absolutamente transparente.
Linha permanente
Reforço que, dificilmente notado pelo usuário, o investimento na linha permanente permitiu a troca de 14 mil unidades de dormentes, 20 mil metros de trilhos, além da construção de 4 mil metros de canaletas de drenagem e de 2.300 m3 de contenção de encostas. Os investimentos também permitiram amodernização de 7 paradas (as com mais movimento deusuários, segundo nossas pesquisas), dotadas de acessibilidade e também na adequação deste mesmo item (acessibilidade) em 3 estações.
Quadro funcional
A nova gestão saldou um débito histórico com os funcionários da EFCJ, aprovando um novo plano de carreira, organograma funcional, além da atualização dos salários, há muito defasados quando aqui chegamos. Num compromisso com o futuro da empresa, conseguiu a aprovação de um concurso, repondo quadros e contratando pela primeira vez funcionários com curso superior. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário