quarta-feira, 9 de março de 2016

A ÍNDIA É AQUI

Procurador Antonio Florêncio



Pindamonhangaba e outras cidades do interior do Brasil têm muitas semelhanças com a Índia. Mas nesta oitava coluna Reflita não estou escrevendo acerca da corrupção como cultura do Poder, nem mesmo sobre a péssima qualidade dos serviços públicos ou sobre a incompetência generalizada dos políticos locais: falo sobre o sistema de castas. Na Índia as pessoas são vistas pela sociedade dependendo da origem dos seus pais, independentemente dos seus méritos pessoais. Os filhos de pais pertencentes a uma classe alta são considerados nobres, já os filhos de pais operários são postos à margem da sociedade. Em Pindamonhangaba ocorre fenômeno semelhante: os membros de famílias ditas tradicionais (que na grande maioria das vezes enriqueceram roubando dinheiro público e explorando os menos favorecidos) pensam que têm posição de destaque na sociedade pindense pelo simples fato de pertencerem às referidas famílias. Tal pensamento demonstra o provincianismo e a baixa capacidade intelectual dos pindenses que têm arraigado dentro de si o conceito de família tradicional.         

4 comentários:

  1. Pensamento do dia: Quem têm amigos têm tudo. Ou não.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto de um Filho do Haras paulista, hipocrisia nós vemos por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Pena que nem todos os "Pindenses" concordem com a tese do renomado procurador, pôs o que mais se vê em Pinda são famílias regidas pelo sistema hipócrita do puxa-saquismo, caros COLEGAS que acham que podem dar ordem aos demais somente por que SAO AMIGOS de autoridades, mas não passam de SUBALTERNOS. Entre outros que não cabe a mim julga-los pois seus nomes já se encontram estampados em jornais na parte das portarias. Parafraseando Zagalo, deixo outro pensamento do dia: vocês vão ter que me engolir caros colegas Pindense.

    ResponderExcluir
  4. Belas palavras Tonico! Concordo em gênero, número e grau... Mas Nice, quem são os que estão nos jornais? E porque? Ah, peço por gentileza que informe qual o estágio que se encontram as ações judiciais, tais como aquela onde discute sobre os honorários que contribuem ao aumento de gastos da folha de pagamento, sendo contrária a margem proposta pelo TCE , entre as demais... Pinda não pode continuar desse jeito, na mão de poucos gananciosos que não prezam pelo bem em comum!

    ResponderExcluir