quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Cautela e Caldo de Galinha!




Há cerca de um mês esta coluna noticiou que um movimento deseja a volta do Clube Literário, sem dúvida um clube que marcou era por longos anos. Naquele texto foi dito que a FUNVIC nada cumpriu com “seriedade” e que reviver o Literário ia trazer muita alegria para nossa cidade.
Quanto à seriedade do cumprimento, como foi vista na resposta da FUNVIC, realmente vimos que a Fundação fez o possível, mesmo porque o Clube não tem uma pessoa que assine por ele ou que autorize um determinado pagamento.
Sabemos que a FUNVIC tem mantido atendimento a pessoas carentes e manteve a estrutura, outrora totalmente abandonada, assim como que ninguém investiria no Clube nestes 10 anos. Não adianta falar que está ruim. Sem a FUNVIC estaria melhor? Aliás, vamos lembrar que o prédio estava emprestado - sem qualquer pagamento ou investimento - pela própria Prefeitura, que não só nada pagava como não cuidava nem da limpeza do local. Quem visitou o salão na época sabe a poeira que era.
Mas o principal não é isso. É saber a razão pela qual o Clube fechou, e a resposta é simples, foi pela debandada dos sócios contribuintes e excesso de sócios não pagantes. As pessoas deixaram de morar no centro da cidade, foram para os prédios e condomínios, passaram a ter piscina em casa. A Internet chegou e agora os encontros não se dão mais em bailes, mas no Facebook.
O Clube Literário ficou tão sem renda que teve que vender o terreno ao lado e ainda assim não conseguiu arcar com os direitos trabalhistas dos empregados, que foram ingressando na justiça. Impostos também eram deixados de lado, pois não havia dinheiro para pagar.
Recuperar uma agremiação depende mais de saudosismo e vontade, depende de viabilidade econômica. Precisa de sócios que paguem. Não se trata de começar um clube “do zero”, mas de assumir uma gama de responsabilidades de muitos anos que o Clube não teve sequer um presidente ou um representante.
Em todo o interior do Brasil clubes tradicionais fecham suas portas pelo mesmo motivo do Literário, falta de Sócios Pagantes. Estamos em outra época, contratamos muito mais serviços como celular e internet e, logicamente, gastamos com eles. Abriremos mão de um tablet para pagar mensalidade de um clube? Mesmo já havendo na cidade o Village, a Ferroviária e o Piracuama?  Sabemos que muito do que mantém o Clube Village Paineiras vem dos moradores do condomínio e sua excelente academia.
De onde virá o dinheiro mensal para os funcionários e para a manutenção do Literário? Ou será que em pouco tempo termos novamente uma situação insustentável de débitos. Na página do Facebook muitos querem ser novos sócios (pois todos já estão legalmente desligados), mas poucos perguntam o quanto vai ser pago de mensalidade. Outros querem ajudar, e dizem que se interessam pela “vaga” para trabalhar no novo Clube. O acordo com a FUNVIC, que aliás, foi a pedido desta registrado em cartório, fala em pagamento de mensalidade, quem vai pagar? E quanto?
Aos que pretendem formar uma nova diretoria, cautela e caldo de galinha não fazem mal, como diriam os nossos avós.

Sócio proprietário do Literário convoca assembleia

O sócio proprietário do Clube Literário e Recreativo, José Elias Bargis Mathias publicou no jornal oficial da cidade, nesta terça-feira (02), um edital de convocação para uma Assembleia Geral Extraordinária. Podem participar os associados da categoria proprietários ou seus representantes, interessados em se associar, maiores de 18 anos em condições de votar.
A Assembleia será realizada no dia 19 de fevereiro, às 19 horas, no centro comunitário do Vila Rica.    


27 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor de peso nesse clubezinho só se for algum empresário gordo e falido e completamente incompetente. A pseudoelite pindense só tem dinheiro para ir tomar banho no Piracuama. Dinheiro esse que teve ter ganhado desosnestamente de algum trabalhador.

      Excluir
    2. é tão claro ao você descrever esteriótipos uma raiva contida que tem nome inveja, essa é uma manifestação clara em pessoas frustradas, mas não entre nessa meu caro, os ex sócios só querem o que é de direito, queremos a retomada do clube para poder curtir como sempre fizemos, não precisa te ródio no coração, quem sabe você não faz parte disso tudo.

      Excluir
    3. Sou sócio do Esporte Clube Pinheiros, não poria o pé nem conviveria com sócios do Literário.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês como sócios deviam ter vergonha do prejuízo que trouxeram aos pobres dessa cidade!

      Excluir
    2. Ric, realmente uma pessoa desequilibrada e patética, acho que não devemos nem dar tenção ao texto medíocre criado nesse blog nem as ofensas cretinas de um perdedor.

      Excluir
    3. Desequilibrada ou que fala a verdade? Se o Brasil fosse um País sério vocês sócios estariam atrás das grades pelos prejuízos causados ao erário. Parasitaram a Prefeitura e outras entidades, por anos, para manter os privilégios ilegais.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Concordo que também é preciso levantar o porque do clube ter fechado suas portas , mas dizer que os sócios "debandaram" é ser muito simplista, nós frequentamos e honramos o clube "até se apagarem as luzes"...O que é acordado não é caro !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Literário e outras entidades desta cidadezinha são parasitas do Poder Público e ferraram por anos os interesses coletivos...deixem esse clubezinho morto e enterrado.

      Excluir
  7. Apoio plenamente o comentário do José Elias, precisamos nos unir em prol no Literário, Patrimônio dos Sócios Fundadores, dos sócios e dos fraquentadores, temos o direito de usufruir. Por tanto, vamos à assembleia dissidir pelo melhor para todos.

    ResponderExcluir
  8. Pinda é cheio de saudosistas incompetentes. Ficam lembrando de um passado distante pois na verdade estão diante de um presente medíocre oriundo do que fizeram com suas próprias vidas. Estudem, deixem o provincianismo e tentem ser felizes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ric bom dia o meu nome é Bruno Pupio Cesar sou de Pinda, posso saber o seu nome, você tem, correto?

      Excluir
  9. Quero me tornar sócio do NOVO Literário!!!

    ResponderExcluir
  10. Reviver o Literário trará muita ALEGRIA para esta Cidade? Concordo.
    Mas concordo mais ainda que a FUNVIC traz muita SAÚDE e INTEGRAÇÃO para esta Cidade.
    Sê antes já era alto o nº de inadimplentes, hoje PIOR "O Povo não tem mais dinheiro algum para ser Sócio."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ric, o meu nome é Bruno Pupio Cesar, posso saber o seu nome?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Nossa quem é esse ric que fala e naum se apresenta? Fake... Sem credibilidade nenhuma....Vamos continuar c nosso proposito.. Vamos ignorar esse cidadão, pois sem platéia naum tem show.

    ResponderExcluir
  15. Ric,VC deve ser um sem moral,que deve ser rejeitado nesse clube do pinheiros, por isso está comentando por aki,a pessoa que não se identifica,já sabemos como tão homem ela deve ser.E é um favor não encontrar com VC em qualquer lugar, pois VC não é digno de conviver com pessoas de bem.O clube é dos sócios, independente de cor,religião ou condições sociais.Pessoas como VC queremos distância. Garanto que VC deve ser eleitor do PT.José Rabelo

    ResponderExcluir
  16. Ric,VC deve ser um sem moral,que deve ser rejeitado nesse clube do pinheiros, por isso está comentando por aki,a pessoa que não se identifica,já sabemos como tão homem ela deve ser.E é um favor não encontrar com VC em qualquer lugar, pois VC não é digno de conviver com pessoas de bem.O clube é dos sócios, independente de cor,religião ou condições sociais.Pessoas como VC queremos distância. Garanto que VC deve ser eleitor do PT.José Rabelo

    ResponderExcluir