sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Proposta com 1 ano de garantia de emprego é aprovada na Gerdau de Pinda

Crédito das fotos: Guilherme Moura

Legenda 1: Assembleia no turno da manhã que aprovou proposta com grande aceitação, assim como nos outros dois turnos






Legenda 2: Direção do sindicato apresentando proposta após 2 meses de negociação; ao microfone, Herivelto - Vela



À 0h dessa sexta-feira, dia 4, foi definida a Campanha Salarial na Gerdau, após a aprovação de uma medida alternativa para manter os empregos ter sido aprovada em todos os turnos da fábrica.
Devido à baixa produção, há dois meses o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT discute uma proposta para evitar demissões na planta que, segundo a direção da empresa, está com um excedente de 300 funcionários. Duas etapas de lay-off já foram implantadas.
Na proposta aprovada, o reajuste salarial será pago em forma de abono no valor de R$ 6 mil. Todos os trabalhadores terão garantia de emprego por um ano e a garantia de que em 2016 seja pago o índice integral da inflação.
Segundo o secretário-geral do sindicato, Herivelto Moraes – Vela, a proposta não é a ideal, mas representa o desejo da categoria. “O reajuste é melhor porque é incorporado no salário e assim interfere até no valor da aposentadoria. Mas a produção está realmente baixa e essa garantia de emprego trouxe a tranquilidade que os trabalhadores precisavam”, disse Vela.
De acordo com o sindicalista André Oliveira, depois de a categoria ter reprovado a proposta de seis meses no dia 10 de novembro o Comitê Sindical da Gerdau conseguiu chegar na proposta de um ano. “Essa mobilização foi essencial para alcançar a nova proposta. Foram dois meses de negociação, até uma plenária no sindicato foi feita, além das várias reuniões para alcançar esse resultado”, disse Andrezão, coordenador do comitê.

Atualmente, a Gerdau de Pinda emprega cerca de 1.700 trabalhadores na produção de laminados a aço, dos quais 200 estão em lay-off.

Nenhum comentário:

Postar um comentário