terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Alunos do SESI realizam Mesa Redonda sobre a Violência contra a Mulher



Os alunos do 2º ano do Ensino Médio do SESI realizaram no último dia 27 de novembro, uma Mesa Redonda com o tema A Violência Contra a Mulher nos dias atuais com a hashtag #somostodoseva#.
Sob a Coordenação das Professoras: Rosilene Inês Chaves, de Língua Portuguesa; Andreia Vacari, de História e Renata Valvano Medeiros, de Sociologia e Filosofia, o debate contou com a participação de diversas autoridades como a Dra. Ana Cristina, representando o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; as psicólogas Dra. Cláudia Ruggiero e Dra. Gabriela Macedo; Hélio da Rocha de Albuquereque, estudante de Direito; Daniela Ribeiro, estagiária de Psicologia; Regina Teixeira de Souza Farias, Assistente Social, o Professor Osvaldo Macedo Negrão e os alunos Clara Íris da Cunha Santos e Vanessa Ozanan - do 2º ano EM, Caio Francisco Dias Alves e Halder Pires Gama - do 1º ano EM, também da Escola SESI de Pindamonhangaba.
O evento, foi apresentado pelos alunos Laura da Silva Carvalho e Guilherme Alves Blanco, abordou temas importantes relacionados à trajetória da mulher na história do Brasil e a violência contra a mulher nos dias atuais. No debate foi frisado os números alarmantes da violência registrados no Brasil: a cada cinco minutos, uma mulher é agredida no país e que, em cerca de 70% dos casos, quem agride é o marido ou namorado e uma a cada quatro é agredida na gravidez.
Segundo pesquisa realizada no ano 2000, pela ONU, uma em cada três mulheres no mundo já foi espancada ou violentada sexualmente. O Brasil é citado pela ONU em relação a Lei Maria da Penha, que dispôs sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e estabelece medidas de Assistência e Proteção às mulheres nesta situação.
Segundo o Professor Osvaldo, professor licenciado do SESI, os alunos decidiram realizar esta discussão porque as mulheres atuam em todos seguimento de nossa sociedade e a violência que elas enfrentam vem aumentando significadamente e também são as responsáveis por gerar e formar as próximas gerações, entre outras. 
O hashtag #somostodoseva# foi criado para conscientizar os jovens da violência sofrida pelas mulheres buscando uma forma de chegar mais perto das pessoas, utilizando a linguagem tecnológica.
A discussão foi aberta aos presentes para as perguntas e dúvidas a respeito da violência doméstica, psicológica, verbal e sexual cometidas contra as mulheres. Muitas foram relacionadas a Lei Maria da Penha, sobre o movimento político e social a favor das mulheres, o medo das mulheres em denunciar as inúmeras agressões e violências sofridas, por que alguns homens ainda praticam este tipo de violência, entre outros assuntos relacionados ao tema.
O brilhantismo deste evento só foi possível devido ao empenho de todos os alunos do Ensino Médio da escola SESI de Pindamonhangaba e das professoras coordenadoras. As autoridades presentes nos deram uma verdadeira aula de cidadania e civismo, junto com a participação dos demais presentes. Parabéns a todos e, principalmente ao SESI, esta instituição que sempre busca incutir nos seus alunos temas e assuntos que possam ampliar seus aprendizados além da sala de aula”, conclui o   Professor Osvaldo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário