terça-feira, 10 de novembro de 2015

Aplicação de produtos químicos é perigoso sem uso do EPI



São grande as propriedades que exploram a agricultura convencional, com a utilização de defensivos agrícolas visando o aumento da produtividade. Mas infelizmente esses produtos importantes para as plantas contra o ataque de pragas, doenças e ervas daninha são utilizadas indiscriminadamente por muitos produtores e que aumentam a dosagem recomendada no rótulo do produto fabricado, por conta própria e são muitos os casos de intoxicação de pessoas que utilizam esses produtos.
Consultamos o engenheiro agrônomo Walter Timóteo sobre o assunto e ele nos disse, que a única maneira de evitar a intoxicação com defensivos agrícola é através do uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) e seguir a dosagem recomendada pelo fabricante e nada de aumentar a dosagem do produto por conta própria, e em caso de dúvida consultar um engenheiro, e reforça a proteção. “O EPI tem que ser usado desde o início do preparo da calda até a limpeza do equipamento utilizado na aplicação. Até pouco tempo era comum ver trabalhadores da cultura de arroz alagado aplicando produtos altamente fortes com as mãos e sem utilizar luvas e andando descalços, pois se tornava impossível andar de botas dentro da água”, disse Timóteo.
“Lembramos que infelizmente as consequências do uso de defensivos agrícolas sem proteção vem ao longo dos anos, pois os resíduos vão acumulando no organismo dessas pessoas, e em muitos casos causando doenças gravíssimas, lembramos que o alerta também serve para os pecuaristas que aplicam produtos para o controle de parasitas nos bovinos de leite e de corte”, finalizou Timóteo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário