quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Juliana Bertolino é eleita conselheira tutelar



A professora de Educação Física com especialização em educação infantil, Juliana Bertolino foi eleita no domingo (04), Conselheira Tutelar de Pindamonhangaba. Juliana é moradora do bairro Campo Alegre e atualmente atua como suplente no Conselho.
Os objetivos de Juliana são zelar pelos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, e cumprir com as atribuições do Conselho presentes no artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Ela é voluntária há mais de oito anos em um grupo de apoio a familiares e dependentes de álcool e drogas, trabalhando na área de prevenção com crianças nos grupos de Amor Exigentinho. 
O conselheiro tutelar tem o papel de garantir que as crianças e adolescentes recebam os direitos básicos garantidos no Estatuto da Criança como saúde, educação e a vida. Dentro das atribuições do conselho estão: aplicar medidas de proteção; atender e aconselhar os pais; requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.
Um dos trabalhos realizados pelo conselheiro na área da educação é garantir que a criança tenha acesso e permanência na escola (vagas em creches e escolas). Na área da saúde o conselheiro garante o direito da criança a receber tratamentos médicos, psicológicos e odontológicos.
Juliana explica que o conselho tem o papel de requisitar segunda via de certidão de nascimento e de óbito e, também representar em nome da família contra a violação de direitos.
O Conselho Tutelar trabalha com medidas protetivas e encaminhamentos para redes de proteção em caso de confirmação de maus tratos e abusos.
Juliana aproveitou a oportunidade para agradecer a toda a população que compareceu na eleição e exerceu o papal de cidadão, a Associação de Amigos e Moradores do Mombaça, a Igreja Metodista, moradores do Bairro das Campinas e Shangri-lá, do seu marido capitão Warley e família.  
O Conselho Tutelar de Pindamonhangaba fica rua Dr. Aníbal de Jesus Pinto Monteiro, 237, Alto Cardoso. O telefone para denúncias (12) 3648-2210 ou (12) 3643-1758.


Nenhum comentário:

Postar um comentário