quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Cadê o esporte para todos senhor prefeito?



É muito estranho a forma de administração do esporte da cidade de Pindamonhangaba. Em 2013 o prefeito Vito Ardito encaminhou para a Câmara Municipal a criação da Lei Municipal 5.570, onde lhe dá a abertura para apoiar atletas da cidade em competições regionais, nacionais e internacionais, e o secretário de esportes Cleber Bianchi tem utilizado desta “brecha” para apoiar “atletas” de finais de semana, pessoas adultas e da melhor idade, onde são profissionais que trabalham a semana toda e participam de competições nos finais de semana mais a “título de lazer” ou para se manterem em atividade física, pois de “atletas” não tem nada. 
Essas pessoas são funcionários de empresas, empresários, professores, fisioterapeutas e outros, que não precisariam deste “dinheiro público” para tais “competições e lazer”, mas utilizam para custearem inscrições, traslado, alimentação e hotel, desculpe senhor prefeito e secretário, isso é pior que a administração anterior fazia com o fundo de apoio ao esporte amador. 
Pessoas que têm condições aproveitando desta “fatia” do dinheiro público para se beneficiar dos seus “hobbies” de finais de semana. Será que o secretário de esportes não tem a capacidade de triar tais atividades? Têm alguns que até competição internacional participou com o dinheiro público, pessoas essas que são empresários e que teriam condições de arcar com os seus custos; e por outro lado o que trouxe para Pindamonhangaba de benefício, será que estas pessoas que utilizam deste dinheiro estão sendo espelho para as nossas crianças, ou são apenas para o seu ego?
Fomos informados que todas as crianças que nadam no João do Pulo, Araretama, Cidade Nova e Moreira César não irão mais competir este ano, pois a Prefeitura não irá pagar as taxas da federação.
Gente isso é um absurdo e uma forma incompetente dos investimentos da Secretaria de Esportes. 
A grande prova disso é a atleta Marcela Oliveira que por falta de apoio da Secretaria de Esportes está representando a cidade de Taubaté. Senhor prefeito e secretário de esportes de Pindamonhangaba será que nós é que não entendemos nada de administração e esportes ou os senhores estão abusando do poder público? Cargo não é só para sentar na cadeira atrás da mesa, é para administrar com competência o dinheiro público, pois não saber separar o que é importante para uma cidade é realmente uma falta de competência. 
Segundo informações do prefeito de Taubaté Ortiz Junior também do PSDB, os resultados que a cidade vem ganhando com os investimentos no esporte são expressamente importantes; diminuição da criminalidade, diminuição com os problemas de dependentes químicos, diminuição de roubos e latrocínios, e vários outros resultados com os jovens da cidade, e o mesmo ainda esclarece que os investimentos no esporte são na maioria de empresas parceiras, que acreditaram no projeto e hoje incentivam outras a investirem também.
Gostaríamos de solicitar ao senhor prefeito e ao secretário Cleber Bianchi por qual motivo as crianças de Pinda não poderão competir as provas de natação até o final do ano, pois falta de dinheiro não é, pois neste último final de semana, estes atletas de final de semana estiveram competindo na cidade de Santos com dinheiro público?


Um comentário:

  1. Muitos perguntam porque o Brasil não é uma potência olímpica, mesmo tendo 200 milhões de habitantes,enorme diversidade cultural e étnica? Não é uma resposta fácil. Mas, sendo atleta por muitos anos, encarando sempre as mesmas dificuldades encontradas pelos atletas atuais, começo a enxergar algumas pistas. O principal problema do esporte brasileiro está na formação. Quando o atleta chega á seleção brasileira, não lhe falta nada: técnico, centro de treinamento moderno,equipe multidisciplinar com médico, psicólogo, massagista,nutricionista etc. Sendo um atleta de nível nacional, também tem o apoio das seleções estaduais. Porém o atleta da base, aquele que tem de 14 a 18 anos, normalmente de família de baixa renda não tem apoio algum, pois a formação deste atleta é responsabilidade das Prefeituras, e como todos nós sabemos as Prefeituras estão quase falidas(não é o caso de Pinda, que é uma cidade com ótima arrecadação), algumas tem até salários atrasados. Pinda precisa ter um projeto de formação de atletas inclusive com apoio financeiro.Só que este projeto não pode ser desmontado pelo próximo Prefeito, pois em esporte é preciso pensar a longo prazo, deixando as diferenças políticas de lado. Só assim íamos começar ver mais atletas de pinda se profissionalizando e nos enchendo de orgulho.

    ResponderExcluir