quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Agricultura: plantio de arroz



Produtores do bairro das Bicas em Pindamonhangaba iniciaram o preparo do solo para o plantio de arroz alagado, por não necessitarem da água do rio Paraíba do Sul, os trabalhos seguem o cronograma de plantio. Enquanto que os produtores do bairro da Colméia que necessitam do bombeamento de água do Paraíba para cultivarem o arroz estão substituindo a cultura convencional para este período, pela cultura do feijão, que geralmente se produzia na época da seca.

Dois fatores estão fazendo com que os produtores desta região troquem a cultura de plantio, primeiro o alto custo de energia para bombearem a água, segundo o baixo nível do rio Paraíba. Consequência da não produção do arroz nesta época será provavelmente o aumento do custo deste cereal no mercado consumidor. Consultamos o engenheiro Agrônomo Walter Timóteo sobre este assunto, e ele nos disse que é meio preocupante o plantio de feijão na várzea nesta época, primeiro se não houver uma boa drenagem no solo, o produtor pode perder a cultura com o alagamento, segundo na época da colheita do feijão estaremos em período chuvoso, e a alta absorção de umidade das sementes poderá ocorrer a perda da cultura em poucos dias.

Um comentário:

  1. Os produtores de arroz estão abandonados....sem apoio nenhum....mtas famílias q depende do serviço rural,plantio de arroz,estão ficando desempregados.... Lamentável chegar a esse ponto.....
    Antes VC olhava para aquela várzea ali,era só plantação de arroz....agora...nada!!!
    Que Deus nos ajude e também aos produtores e lavradores rurais de Pindamonhangaba e do Vale do Paraíba

    ResponderExcluir