quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Prefeitura entrega novos contratos da agricultura familiar para a merenda escolar

Contratos garantem que mais alimentos de qualidade, sem agrotóxicos, cheguem a estudantes das escolas públicas de Ubatuba

Na sexa-feira, 4 de setembro, foram entregues os novos contratos de fornecimento de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar. A cerimônia realizada na escola Manoel Inocêncio Alves dos Santos, no Ubatumirim, contou com a presença das agricultoras e agricultores, além do Prefeito de Ubatuba, Mauricio Humberto Fornari Moromizato, a Secretária de Educação, Nadia Basso, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Maurici Romeo, e a secretária-adjunta da pasta, Carolina Lima, além do vereador da região, Adão Pereira.
                                                                                      
No total, foram 43 contratos assinados, que somam um total de 690.676,60 reais, e se referem ao período de 31 de agosto de 2015 a início de março de 2016.

Os agricultores presentes relataram várias mudanças em suas vidas a partir do fornecimento para a merenda escolar. É o caso de Cláudio de Oliveira, que antes da merenda escolar via muitos produtos perecerem por falta de um canal para comercializá-los. Já para Lindacir F. de Oliveira, o grande avanço foi poder ter um trabalho em conjunto com seu marido e o filho, o que aumentou sua autonomia econômica e a proximidade com a família. Para Juraci, houve um aumento significativo nas vendas. Muitos contaram também o orgulho que é alimentar as crianças de Ubatuba com produtos de qualidade, frescos, sem conservantes ou agrotóxicos, que incluem batata-doce, mandioca, pupunha, nhoque de nhame, frutas, além de legumes e verduras.

O secretário Maurici ressaltou que um desafio agora para todas e todos que praticam a agricultura familiar é trabalhar de maneira cooperada, aumentando sua produção por meio da auto-organização em empreendimentos de economia solidária.

O presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Ubatuba e secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ubatuba, Atarcizo Tadeu Astolfi Mendes, também participou da entrega dos contratos. Ele destacou a batalha para cumprir a legislação nacional (Lei Federal 11.947), que exige que pelo menos 30% dos contratos de alimentação escolar com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sejam fornecidos pela agricultura familiar. “Em 2012, as compras da agricultura familiar representavam apenas 31 mil reais. Na gestão atual, fomos progressivamente aumentando a compra direta para agora, em 2015, chegar aos quase 700 mil reais”.
A ocasião foi um momento para a comunidade colocar suas reivindicações para o prefeito Mauricio. Uma das principais diz respeito ao espaço de feira na Praça Bip, no centro da cidade, que está interditado por determinação judicial frente aos riscos de queda do telhado. Mauricio informou que uma empresa já está licitada para fazer a remoção dessa cobertura e deve começar em breve os trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário