quarta-feira, 24 de junho de 2015

Crise começa afetar área rural



É preocupante a situação da agricultura no município de Pindamonhangaba, a época de seca vem chegando a região, o nível de água do Rio Paraíba do Sul, abaixando a cada dia. O bombeamento da água do rio para o preparo do solo e plantio da cultura de arroz pode estar comprometido podendo ocorrer o lacramento das bombas, como ocorreu no estado de Minas Gerais, onde os produtores de batata foram impedidos de usar a água dos rios para o sistema de irrigação da cultura.
Com o plantio de arroz em risco poderá começar a dispensa de muitos trabalhadores que há anos trabalham nesta cultura. Na pecuária leiteira a crise já vem acontecendo há algum tempo, onde a produção leiteira comparando-se há dez anos caiu 50% no município, principalmente ao baixo preço do litro de leite pago ao produtor.
Os produtores que ainda trabalham com a produção leiteira apenas sobrevivem, além do baixo preço pago por litro em real, a compra de medicamentos, rações e sais minerais para a alimentação do rebanho é reajustado de acordo com o valor do dólar, deixando o produtor cada vez mais no prejuízo.
Feirantes já estão reclamando a algum tempo das vendas de frutas, legumes e hortaliças no mercado municipal, estão dizendo que os consumidores estão comprando apenas o básico da alimentação, consequentemente sobrando cada vez mais produtos nas bancas.
Segundo o engenheiro agrônomo Walter Timóteo a crise ainda tende a pior daqui há alguns meses quando as pessoas que perderam seus empregos deixarem de receber o seguro desemprego. “Nós produtores estaremos entrando num período crítico, devemos planejar para errar o menos possível, para sobrevivermos nesta crise”, concluiu Walter Timóteo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário