quarta-feira, 10 de junho de 2015

Casais respondem enquete




O que é o namoro para vocês? 

“Namoro é o encontro de duas pessoas, que tem pelo outro um grande carinho e uma intensa vontade de permanecer ao lado, com objetivos e planos comuns e que seguem juntos em direção ao sacramento do matrimônio”.

“O namoro como o começo de tudo. Aquele momento em que, de repente, eu vi alguém que me chamou a atenção e mexeu comigo de um jeito que nenhuma outra pessoa conseguiu fazer, e ai o desejo de conhecer aquela pessoa melhor surge e junto às borboletas no estômago e, a cada dia que passa você vê que quer aquela pessoa do seu lado, nos momentos bons e ruins, quer que ela esteja do seu lado te segurando para você não cair e também para segurar ela quando ela estiver caindo. O namoro é aquele desejo de amadurecer junto com alguém, é a necessidade de ter aquela pessoa do seu lado para te lembrar de tudo o que tem de bom na vida quando você só consegue ver o lado ruim. O namoro é aquele primeiro passo que você dá sem ter a certeza se vai cair, e eu acho que não é a toa que a palavra amor está dentro da palavra namoro". 

“Namoro é a união entre duas pessoas que se amam e tem em comum planos, caminhando juntos em direção ao sacramento do matrimônio”.

O namoro é um tempo para se conhecer, um tempo muito bom se vivido da maneira certa, um tempo de refletir e ver se realmente aquela pessoa é a pessoa que você quer passar o resto da sua vida”.

Qual a sua opinião sobre o “ficar” e o “pegar”?

“Nunca me situei dentro desses conceitos, acredito que seja uma linguagem indecente que desrespeita ao próximo”.

“Nós vemos como uma carência de afeto, é quando alguém precisa do contato humano, mas ao mesmo tempo tem medo das responsabilidades que vem junto, é quando quer ter alguém do lado porém não quer abrir mão de festas e essas coisas.

“Desrespeito com o próximo”.

“Para nós é uma maneira muito ruim de falar de um relacionamento, a impressão que da é que o ‘sujeito’ que esta sendo ‘pegado’ é pouca coisa, é desvalorizado não é levado a sério. Hoje em dia isso já está ficando normal, mas geralmente quem faz isso não é feliz por inteiro, no fundo sente falta de alguém do lado”.

O namoro em que seus pais ou avós namoravam é diferente do namoro de hoje? Por quê?

“Com certeza, antigamente as pessoas eram mais respeitosas, pois as famílias eram mais estruturadas, os filhos seguiam os exemplos que viam e ouviam dentro de suas casas, conforme a educação mais rígida e menos liberal que seus pais lhe davam. Não havia mídia que influenciasse tanto nas formas de pensar e agir. Acredito que seguiam um namoro melhor que dos tempos de hoje”. 

“Na época deles o namoro era muito mais valorizado que nos dias de hoje, toda essa preciosidade do namoro se perdeu, hoje em dia se for perguntar para algumas pessoas por ai, dizem que o namoro é perda de tempo, porque acham que o namoro priva de muitas coisas, eles tem medo de que o namoro tome a sua liberdade”.

“Sim, porque antigamente não havia informação, como nos dias de hoje”.

“Creio que sim, como minha avó sempre diz, naquela época havia respeito um com o outro, os pais geralmente ficavam mais atentos e menos liberais”.

No início do relacionamento a frase “eu te amo” muitas vezes é dita com frequência. O que você pensa sobre isso: ela é dita para valorizar a pessoa do outro ou só é dita para valorizar a si próprio?

“Nós pensamos que é dita para valorizar o relacionamento, ambos declarando o que sentem para perseverar o amor”.

“Assim como o namoro, essa frase também perdeu seu significado, algumas pessoas dizem da boca pra fora, para iludir e fazer com que o outro ache que é realmente importante na vida dele e assim, usar aquilo a favor”.

“Não se diz eu te amo no início, é aos poucos que se conhece e então se diz”.

“Com certeza valorizar o outro, se dita verdadeiramente do coração, sem dúvidas é para deixar sempre claro que ele o ama”.

O que você entende por ter um namoro cristão?

“Namoro que tenha discernimento, com relação ao caminho certo de se seguir, com confiança, fidelidade, respeito, carinho, amor e principalmente com Deus nos conduzindo”.

“O namoro Cristão é você permitir que Deus entre na vida de ambos, é entregar nas Mãos d'Ele esse relacionamento para que Ele mostre com o tempo, com pequenos ou grandes sinais, se aquela pessoa é a certa para você, é permitir que Deus nos guie para manter afastado tudo o que tem de ruim nesse mundo, porque mantendo Deus perto, tudo o que existe de ruim, todas as pessoas mal-intencionadas se mantêm longe”.

É ter um namoro bom e fiel”.

“É saber esperar, viver o tempo da espera, respeitar um ao outro e não se render as vontades do corpo e sim na vontade de Deus”.

Você já refletiu sobre como e por que está namorando?

“Sim, sempre há altos e baixos, mas também sempre há Deus para nos levantar das recaídas e nos fazer compreender e renunciar. Estou namorando, pois foi me apresentando por Deus uma pessoa maravilhosa, que me faz bem, possui valores, bem como amor ao próximo, principalmente no que se diz a família, generoso, justo, amoroso, maduro que têm planos para nós”.

“O namoro para nós é o começo de uma vida a dois, e assim ter cada vez mais certeza de que queremos aquela pessoa do nosso lado para toda a nossa vida”.

“Sim, porque pensamos em casar, ter uma pessoa ao nosso lado companheira, um companheiro”.

“Sim, porque desejamos um dia noivar, casar e formar uma família”.

O que você espera deste namoro?

“Nós esperemos que sempre haja amor e fidelidade, mas que conforme se passam os dias sejam estes multiplicados. Que nos direcionemos sempre no caminho dos planos de Deus, e que sempre compreendamos a vontade Dele nas nossas vidas”.

“O namoro para nós é o começo de uma vida a dois, e assim ter cada vez mais certeza de que queremos aquela pessoa do nosso lado para toda a vida”.

“Um final feliz”.

“Um casamento, e formarmos uma linda família”.

É possível viver um namoro santo?

“Sim, quando ambos possuem a mesma forma de pensar sobre. E para isso se faz necessário, mais retiros, palestras direcionados aos namorados, falo isso, pois gostaria muito de participar e fazer com que meu namorado também se aproximasse mais de Deus e de Seus ensinamentos”.

“Sim, nós acreditamos que basta a vontade de ambos os lados”. 

“Sim”.

“Sem dúvidas”.

O que você faz para que Deus esteja presente?

“Nós rezamos constantemente pelo nosso namoro, fazemos orações, terços e vamos à missa aos domingos juntos”.

“Nós dois vamos à missa frequentemente, mas também trabalhamos para manter Deus presente dentro de nós. Quando cada um vai se deitar, combinamos que antes de dormir, rezaríamos um para o outro todas as noites antes de dormir e todos os dias depois de acordar, pois mesmo longe combinamos de viver este momento entregando o dia nas mãos de Deus”.

“Rezamos”.

“Sempre rezamos para Deus abençoar e fazer suas vontades no nosso relacionamento”.

Quais as dicas que você dá para que o namoro seja bem sucedido?

“Tenha Deus como direção, Ele concede discernimento, sabedoria, paciência, fidelidade e amor. Aprecie os valores que o outro possui, ensine os que ele não possui e aprendam juntos a caminhar entre pedras e espinhos, perseverando no amanhã e amando um ao outro sempre”.
“O principal é você ser sempre aberto com o parceiro, é dizer tudo o que está sentindo, quando houver algum desentendimento nunca deve deixar para conversar depois, o diálogo tem que ser presente na vida dos dois, tem que saber a hora de falar e a hora de ouvir, deixar o orgulho de lado muitas vezes para que o namoro permaneça forte, mas mais importante ainda é manter Deus presente na vida, porque se você permite que Ele conduza sua vida, tudo vai acontecer da melhor forma possível”.

“Conhecer os defeitos e as qualidades do outro e aceitar”.

“Em primeiro lugar o Respeito, depois compreensão, Fidelidade entre outros”.

É possível ter um relacionamento saudável?

“Sim, porém autocontrole nos dias de hoje é essencial para isso, não se deixe levar pelo ciúme, olhares e tentações que rodeiam o mundo”.

“O casal tem que aprender adquirir o hábito de contar tudo um para o outro, porque as fofocas vão aparecer, as pessoas querendo separá-los vão sempre estar à espreita esperando uma brecha para invadir a vida e derrubar com tudo”.

“Sim”.

“Com certeza”.

Como um casal que busca a santidade, deve lidar com as influências da sociedade?

“Não deve ser influenciado, devem buscar a santidade independente do que outros pensam, já que a sociedade de hoje não é mais digna de bons exemplos”.

“O casal tem que aprender adquirir o hábito de contar tudo um para o outro, porque as fofocas vão aparecer, as pessoas querendo separá-los vão sempre estar à espreita esperando uma brecha para invadir a vida e derrubar com tudo o que os dois criaram juntos, se Deus está presente na vida de ambos, não vai ter espaço para ninguém mais entrar”.

“Cabeça forte, não se influenciando”.

“Deve se focar sempre nos princípios de Deus e não se deixar influenciar por nada nem ninguém, sempre pôr Deus a frente de tudo”.

O que vocês diriam aos jovens que estão começando a namorar hoje?

“Hoje em dia é muito difícil de conversar com os jovens sobre, mas diria que se seguissem os planos de Deus e se conservassem mais, teriam menos tribulações e viveram mais felizes”.

“A confiança é essencial na vida a dois, se você for aberto com o outro, as pessoas nunca vão ter a oportunidade de interferir nesse relacionamento. Quando as brigas surgirem, se a pessoa disser algo que te magoou, fale na hora, explique o porquê se magoou para que a outra reconheça que errou, porque quando guardamos alguma coisa para nós, o efeito disso é igual uma bola de neve, ela vai crescer e uma hora vai passar por cima do namoro. E também não deixar que ninguém interfira no namoro, pois o namoro é apenas dos dois, quando uma terceira pessoa entra, acaba pesando demais de um lado e o equilíbrio que existia no namoro simplesmente desaparece”.

“Se for para namorar, namore para valer”.


“Paciência, pois não é fácil, mais se temerem a Deus, ira dar muito certo se Deus quiser”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário