sexta-feira, 26 de junho de 2015

A igreja e os casais em segunda união



Muitos casais em segunda união não participam da Igreja por não saberem o que a Igreja pode oferecer a eles. Na exortação apostólica do Papa João Paulo II, a “Familiar Consórcio” (Sobre a Família), o saudoso Papa deixou orientações claras, da Igreja, sobre estes casais. São pessoas divorciadas que contrariam nova união fora da Igreja.
O Pontífice pediu que eles “não se considerem separados da Igreja, podendo, e devendo, enquanto batizados, participar na sua vida. Sejam exortados ao ouvir a palavra de Deus, a frequentar o sacrifício da Missa, a perseverar na oração, a incrementar as obras de caridade e as iniciativas da comunidade em favor da justiça, a educar os filhos na fé Cristã, a cultivar o espírito e as obras de penitência para assim implorarem, dia a dia, a graça de Deus. Reze por eles a Igreja, encoraje-os, mostre-se Mãe misericordiosa e sustente-os na fé e na esperança”, (n.83).
E termina afirmando que “mesmo aqueles que se afastaram do mandamento do Senhor e vivem agora neste estado, poderão obter de Deus a graça da conversão e da salvação, se perseverarem na oração, na penitência e na caridade”. O Catecismo da Igreja Católica repete esta mesma orientação.
O Papa Bento XVI confirmou este ensinamento. Esses casais podem e devem verificar se o primeiro casamento deles foi válido. Se for o caso podem entrar com a petição no Tribunal da Igreja para solicitar a declaração de nulidade de seus casamentos. Muitas são as razões que podem levar o Tribunal a declarar a nulidade de seus casamentos.  Como recomendou o Papa João Paulo II esses casais não devem se afastar da Igreja, e devem pedir a Deus, sem cessar, a graça de resolverem essa situação. E que as comunidades os ajudem.
A Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, oferece a esses Casais encontros, retiros, reunião de grupo e trabalhos nas Pastorais.
Se quiserem participar entre em contato com a Pastoral pelos telefones (12) 3642-2605 ou (12) 3642-3414.












Nenhum comentário:

Postar um comentário