terça-feira, 12 de maio de 2015

Agricultores familiares são orgulho da cidade



Terceiro produtor a receber a visita da equipe da Secretaria de Comunicação foi João Meirelles, da Fazenda Marafunda, que produz palmito, xarope de juçara e cacau

A Secretaria Municipal de Comunicação Social lança uma série de reportagens sobre os agricultores familiares ubatubenses, que desde 2013 vem enviando seus produtos para as merendas das escolas da rede municipal de ensino da cidade.
O terceiro produtor a receber a visita da equipe da pasta foi o Sr. João Meirelles, dono da Fazenda Marafunda, que produz palmito, xarope de juçara e cacau.
 
A história da família de Meirelles é antiga no município. Famosa entre os moradores, a fazenda já tem 40 anos e abriga funcionários que são filhos e netos dos primeiros serventes do local.

Durante o bate papo, João comentou sobre a  importante da participação do agricultor local na merenda escolar e sobre como isso interfere positivamente na economia ubatubense.

“Ubatuba tinha uma agricultura de subsistência e quando se produzia para fora, os produtos precisavam ir primeiro para o CEASA na capital para depois voltarem, com um valor inferior”, lembra o produtor.

João também destacou o fato do atual investimento na agricultura familiar estar melhorando a perspectiva de futuro para os produtores locais.

Para ele, a iniciativa faz com que todo mundo ganhe tanto em cultura quanto em qualidade de alimentação.

“O fomento faz com que o dinheiro fique na cidade e incentiva a produção familiar de orgânicos, que cada vez mais gera renda e trabalho por aqui”, afirma.    

Quando questionado sobre como se sente ao estar inserido em todo este contexto, João, que também é psicólogo e terapeuta, comemorou: “Eu me sinto muito feliz! Frequento Ubatuba desde os oito anos de idade, tenho uma relação de respeito com a cidade. Sinto que cumpro uma função comunitária”.

FOTO: João, ao centro, dá detalhes de sua produção para o prefeito Mauricio (Ubatuba) e para outras autoridades, como os prefeitos de São José dos Campos e de Jacareí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário