quinta-feira, 16 de abril de 2015

Padre Afonso propõe ação coletiva contra falta de vagas de oncologia no Vale e Litoral Norte




O deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) propôs na última segunda-feira (13), em reunião com pacientes e parentes de pacientes portadores de câncer, que entrem com uma ação coletiva contra o Município, Estado e União para cobrar providências quanto à falta de vagas de internação na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
A reunião aconteceu em seu escritório político, em Taubaté, com cerca de 30 participantes e serviu para esclarecimentos sobre a situação.
Deverá acontecer na quarta-feira, 15, uma nova reunião, desta vez mais ampliada e com a participação do defensor público Wagner Giron e do promotor Darlan Dalton Marcos. “Minha proposta é que o Ministério Público e a Defensoria fiquem do lado dos pacientes que vivem esse drama”, disse Padre Afonso.
Ele também foi à Câmara municipal de Taubaté para buscar apoio dos vereadores e também deve procurar prefeitos e vereadores de outras cidades com a mesma finalidade.
O objetivo do encontro de segunda-feira foi colocar essas pessoas a par da atual situação da oncologia na região, que registra um grande déficit de mais de 300 vagas, que pode resultar no deslocamento desses pacientes para hospitais de Guarulhos e de outras cidades da Região Metropolitana da capital. “Isso é inaceitável e nós vamos lutar até o final, para que não aconteça”, disse Padre Afonso.
Ele também falou da Rede Hebe Camargo que está sendo implantada, por enquanto, apenas no Hospital Regional, em Taubaté e que posteriormente se estenderá para outros cinco hospitais, em São José dos Campos, Jacareí e Guaratinguetá. Padre Afonso vai mobilizar a população para pedir providências do Estado e do Ministério da Saúde, para aumentar o teto do SUS, que hoje registra um déficit de R$ 20 milhões por ano, nas seis unidades que fazem tratamento oncológico na região.
O parlamentar acha que o mesmo recurso usado para tratar os pacientes em hospitais fora daqui, poderia ser canalizado para essas unidades regionais, para cobrir o déficit, reduzindo os transtornos para os pacientes e familiares.
Na busca de uma solução rápida frente à grave situação, Padre Afonso já se reuniu, no último dia 06, com o ministro da Saúde, Artur Chioro, em São Paulo. Diante do apelo do deputado, o ministro disse que irá priorizar o estudo da questão e marcar uma nova reunião para dar um encaminhamento satisfatório ao problema. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário