quarta-feira, 8 de abril de 2015

O INRE e os pontos de coleta do Vale do Paraíba se mobilizam na execução de piloto gratuito de coleta de eletroeletrônicos

                      
O Sistema INRE de coleta de eletroeletrônicos começou no Vale do Paraíba em dezembro de 2014, esta nova iniciativa de proteção do meio ambiente e habitantes com gestão e coleta de equipamentos eletroeletrônicos inservíveis, já chegou a sua região. Atualmente, o sistema já conta com 136 pontos de coleta que estão instalados em 49 cidades, 11 estados, contém 12 destinadores e já coletou 35 toneladas de equipamentos eletroeletrônicos nos 12 meses, desde janeiro de 2014.
Foi montada na região do Vale do Paraíba uma solução gratuita que ajuda seus moradores a preservar o meio ambiente. Os equipamentos eletroeletrônicos quando deixados em casa, depositados ou manipulados de maneira incorreta prejudicam o meio ambiente, podendo contaminá-lo e acarretando risco à saúde, entre outros. A lei e o bom senso devem ser seguidos, pois os equipamentos não podem ser jogados no lixo comum ou no chão, estes devem ser entregues àqueles que sabem o que fazer com os equipamentos eletroeletrônicos, protegendo as pessoas e o meio ambiente.
A população poderá participar e entregar os seus equipamentos eletroeletrônicos encostados, guardados, sem uso, quebrados ou tecnologicamente defasados a um ponto de coleta do Sistema INRE.
O INRE (Instituto Nacional de Resíduos) é uma entidade sem fins lucrativos, que está implementando um sistema nacional para recolhimento de eletroeletrônicos, viabilizando a destinação ambientalmente adequada destes equipamentos, para preservação do meio ambiente.
Dentro do planejamento de expansão do Sistema INRE, foi iniciado o piloto gratuito na região do Vale do Paraíba. Serão recolhidos todos os seus eletroeletrônicos, com exceção de: pilhas, baterias, toners, cartuchos, geladeiras, freezeres, fogões, máquinas de lavar, condicionadores de ar e lâmpadas.
São disponibilizadas também informações sobre o piloto de sua cidade no site www.inre.org.br, pelo e-mail retorne@inre.eco.br, nos pontos de coleta e meios de comunicação locais.
Ao final do processo, será emitido um certificado de destinação ambientalmente adequada que será enviado por e-mail ao consumidor, comprovando a sua participação na logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos. Esta ação é desenvolvida pelo INRE, seus parceiros e os Pontos de Coleta participantes na sua cidade e região.
Após a entrega do equipamento eletroeletrônico no ponto de coleta, o INRE está incentivando uma campanha de ‘selfies’, onde quem destina de maneira correta seu equipamento inservível nos Pilotos do INRE, posta uma ‘selfie’ nas redes sociais com #INR3E e/ou #RETORNEINOINRE somada às frases que o associam às boas práticas ambientais. Acreditamos que todos devem participar desta importante iniciativa!

Pontos de Coleta Participantes

Masp Eletrônica – Rua José Bonifácio, 299 – Centro – (12) 3133-8398 – Guaratinguetá;
E-Habitat – Rua Benedito Cruz Cesar, 78 – Campo Belo – Pindamonhangaba;
CIA Automotiva – Rua Euclides Figueiredo, 64 – Alto do Cardoso – (12) 3645-3616 – Pindamonhangaba;
Clínica do Vídeo – Rua Dr. Souza Alves, 381 – Centro – (12) 3633-4888 – Taubaté;
Center Vaillant Service – Rua Benedito da Silveira Moraes, 79 – Jd. Ana – (12) 3424-4016 - Taubaté;
Hitec Audio Service – Av. J K de Oliveira, 238 – Jd. Eulália – (12) 3632-1127 - Taubaté;
Digital Eletrônica – Rua Dr. Jorge Winther, 404 – Centro – (12) 3633-4235 – Taubaté.



Nenhum comentário:

Postar um comentário