segunda-feira, 13 de abril de 2015

Munícipe reclama do péssimo atendimento do INSS de Pinda



Em 11 de novembro de 2014, minha esposa, Maria Aparecida Toledo Durand, protocolizou junto à agência do INSS de Pindamonhangaba, ofício oriundo da Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo – Região de Pindamonhangaba, ofício esse de n.º 174/2014, solicitando autenticação de uma Certidão de tempo de Serviço emitida por aquela agência no ano de 1997. Foi-lhe informado que num prazo de 15 dias, o órgão público que havia solicitado, receberia tal documento.

Hoje, já se passaram 5 meses e esse documento continua nas mão do INSS.

Eu,. Carlos Alberto Durand, como procurador de minha esposa, já estive por mais de 5 vezes na agência do INSS da referida urbe cobrando a autenticação de tal certidão. Sempre recebi como resposta que haveria necessidade de encontrar os dados nos arquivos do INSS para poderem autenticar e que, provavelmente, os mesmos haviam extraviados. Foi me solicitado a Carteira Profissional para comprovação dos registros de seus empregadores.

No dia 08 de abril de 2015, estive novamente na agência do INSS local, e, após retirar a senha de atendimento e esperar cerca de 2 horas, fui atendido pelo funcionário, Eliseu, que me informou da necessidade de cópias reprográfica do RG, CPF e comprovante de endereço de minha esposa, pois seria necessária a recomposição dos dados que não foram localizados.

Após providenciar o solicitado, retornei ao INSS, retirei nova senha de atendimento e, após esperar mais de 2 horas, fui novamente atendido pelo funcionário, Eliseu. Penalizado com a demora na emissão do documento solicitado, o Sr. Eliseu se dirigiu até a funcionária que seria responsável pela elaboração da referida certidão, funcionária essa de nome Fabiana, pedindo para que agilizasse o processo. Fábiana, de forma agressiva e grosseira, retrucou em alto e bom tom que não faria nada a “toque de caixa”, que tinha outras prioridades e que, quando o documento ficasse pronto, me avisaria via telefone.

Inconformado com sua atitude antiprofissional, dirigi-me até ela e lhe disse que aquele comportamento era inadequado para tratar um colega de trabalho como também o contribuinte, que há 5 meses tem buscado uma simples autenticação em um documento. Novamente, de forma agressiva, ela se dirigiu a mim dizendo: _ Não vou fazer nada “a toque de caixas”.

Inconformado, lhe disse que iria denunciá-la à ouvidoria do INSS por tal atitude.
Ironicamente, Fabiana retrucou: _“Pode denunciar, meu nome é Fabiana”.

Naquela oportunidade, Fabiana estava dando um “atendimento preferencial”, a uma pessoa, ex-funcionário da agência local e que hoje presta serviços para terceiros, atendido sem senha, passando na frente de inúmeros contribuintes que há horas esperavam ser chamados pelo número da senha de atendimento.

Formalizei a denúncia ao Gerente Executivo do INSS – agência de Taubaté Sr. José Benedito Barbosa Santos, e ao gerente da agência do INSS de Pindamonhangaba, Sr. Mathias, que gentilmente me atendeu, prometendo providenciar o documento solicitado num prazo máximo de sete dias.

Também formalizei a denúncia à ouvidoria do INSS, central 135, protocolado sob o n.º CCFD49070, que poderá ser acompanhado pelo site da ouvidoria geral do INSS.
Pindamonhangaba, 12 de abril de 2015

Carlos Alberto Durand


Um comentário:

  1. VAI VER QUE NA PREVIDÊNCIA TBÉM ESTÁ OCORRENDO DESVIO DE DINHEIRO E PAGANDO MAL OS FUNCIONÁRIOS, POR ISSO OCORRE A TAMANHA FALTA DE EDUCAÇÃO E INTERESSE E PERCEBO QUE TUDO QUE DEPENDEMOS DO INSS "NADA É FAVORÁVEL PARA NÓS",TAMBÉM ACHO QUE É UM VALOR ABUSIVO DESCONTADO MENSALMENTE EM NOSSA FOLHA JOGADO FORA, PORQUE QDO PRECISAMOS (o INSS)SIMPLESMENTE DÁ AS COSTAS PRA GENTE.

    ResponderExcluir