terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Saiba como prevenir doenças e aproveitar melhor o calor



Férias, festas e altas temperaturas marcaram a chegada do verão no mês de dezembro. A oportunidade de realizar mais atividades ao ar livre e de se expor ao sol deve ser aproveitada, e segundo a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) alguns cuidados são importantes.
Ingestão de água e sucos ao longo do dia ajuda a evitar os efeitos do calor, assim como reforçar a presença de frutas e verduras no cardápio, especialmente para as pessoas que seguem a recomendação de realizar atividade física, que ficam mais sensíveis à perda de líquidos.
Já as crianças e idosos podem desidratar mais facilmente, e devem ter esse cuidado redobrado. Aos que gostam de tomar sol e pegar um bronzeado, é necessário o uso do protetor solar, que deve ter seu FPS (fator de proteção solar) escolhido em função do tipo de pele e grau de exposição ao sol. Outras medidas de proteção também são bem-vindas, como uso de chapéus ou bonés, óculos de sol, guarda-sol, camisas, entre outros.
De acordo com o diretor da SBMFC, Rodrigo Lima, os cuidados não se restringem somente ao uso de filtros solares, mas também a hidratação e alimentação.  “Medidas simples como essas podem promover um verão saudável e divertido para os que gostam dessa estação do ano”.
Lima ainda reforça que aqueles que não dispensam petiscos de praia, devem avaliam a procedência e com as condições de preparo e conservação, para evitar um dia agradável de praia termine com um problema intestinal. “Importante registrar também que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas favorece a perda de líquidos e por isso, se não levar à desidratação, pode no mínimo proporcionar ressaca”, ressalta o médico.

Dicas:
- Ingerir grande quantidade de água durante todo o dia;
- Vista-se com roupas leves e de cor clara;
- Evite atividades extenuantes nos horários mais quentes do dia (entre as 10 da manhã e às 16 horas);
- Use filtro solar, chapéu ou boné ao sair no sol;
- Evite tomar cafeína e álcool, pois são bebidas que contribuem para desidratação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário